Notícias

PROJETO DE LEI Nº 74/2022. PROJETO DE LEI Nº 75/2022.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
PROJETO DE LEI Nº 74/2022. Poder Legislativo, autoria do Vereador e Presidente Vlademir Oro.
Altera a Lei 588/2022 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
PROJETO DE LEI Nº75/2022. Poder Executivo.
Autoriza abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 808.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.

RETIFICAÇÃO DE TEXTO - PROCESSO LICITATÓRIO Nº 002/2022. (O NOVO TEXTO TERÁ SUA VIGÊNCIA À PARTIR DE 09 DE NOVEMBRO 2022).

 

 

 

PROCESSO LICITATÓRIO N° 002/2022

MODALIDADE: Inexigibilidade de Licitação nº 002/2022

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

 

Retificação de texto - 3.1.4 QUALIFICAÇÃO TÉCNICA 3.1.4.3_____________________________

 

1 - DA LICITAÇÃO

 

1.1.   A CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DESCANSO, Estado de Santa Catarina, torna público que fará realizar processo de CREDENCIAMENTO, fundado em inexigibilidade de licitação (art. 25, caput, da Lei Federal 8.666/93 e alterações posteriores), objetivando o CHAMAMENTO PUBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE EMISSORA DE RÁDIO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DESCANSO/SC VIA RADIODIFUSÃO, NOS TERMOS E CONDIÇÕES CONSTANTES NO PRESENTE EDITAL E SEUS ANEXOS PARA O ANO DE 2022.

 

1.2. Integram este ato convocatório os seguintes anexos:

 

1.2.1. ANEXO I Termo de Referência

1.2.2. ANEXO II                 Declaração de que está de acordo com o credenciamento;

1.2.3. ANEXO III Declaração de que não emprega menores;

1.2.4. ANEXO IV Solicitação de Credenciamento;

1.2.5. ANEXO V                Declaração de Idoneidade;

1.2.6. ANEXO VI Modelo de Credenciamento da Proposta;

1.2.7. ANEXO VII Minuta do Termo Contratual de Credenciamento.

 

1.3. O credenciamento será executado em conformidade com o que dispõe a Constituição da República, em especial os seus artigos 196 e seguintes, as Leis n° 8.080/1990, nº 8.142/1990, as normas gerais da Lei n° 8.666/1993 e demais disposições legais e regulamentares aplicáveis à espécie.

 

1.4. O recebimento dos envelopes contendo documentos para o credenciamento dar-se-á na Secretaria da Câmara Municipal de Vereadores de Descanso/SC, situada na Rua José Bonifácio, nº 455, centro, Descanso/SC a partir das 09h00min do dia 28/10/2022 até as 09h00min do dia     16/12/2022, de segunda a sexta feira, em horário normal de expediente da Câmara de Vereadores de Descanso/SC.

                                                                                           

1.5. A Comissão de Licitações analisará os documentos de credenciamentos, tendo como prazo para resposta até o 5º dia útil após o protocolo de entrega dos documentos, junto ao Departamento de Licitações, podendo ser prorrogado mediante justificativa.

 

2 – DAS CONDIÇÕES DE CREDENCIAMENTO

 

2.1. Para participar deste credenciamento é necessário conhecer todas as condições estipuladas no presente Edital e apresentar os documentos exigidos.

 

2.2. Não serão admitidas:

 

2.2.1. Pessoas jurídicas reunidas em consórcio;

 

2.2.2. Os interessados que por qualquer motivo, estejam declarados inidôneos ou punidos com suspensão do direito de licitar ou contratar com a Administração Pública, Direta ou Indireta, Federal, Estadual ou Municipal, desde que o ato tenha sido publicado no Diário Oficial da União, do Estado ou do Município, pelo Órgão que o praticou;

 

2.2.3. Os interessados inadimplentes com as obrigações assumidas junto ao Município;

 

2.2.4. Não poderá participar direta ou indiretamente da licitação, servidor, agente político ou responsável pela licitação, na forma do art. 9º, III, da Lei nº 8.666/93.

 

2.3. Independentemente de declaração expressa, a manifestação do interesse da Empresa em participar do presente credenciamento, implicará na submissão às normas vigentes e todas as condições estipuladas neste Edital e seus anexos.

 

2.4. É vedado ao credenciado:

 

2.4.1. O credenciamento de profissionais pertencentes ao quadro permanente do Município (Lei Federal n° 8.666/93, art. 9°, III);

 

2.4.2. Não poderá exercer atividade, por credenciamento, o profissional, que for servidor público em exercício de cargo em comissão ou função gratificada, ou que estiver em exercício de mandato eletivo ou com registro oficial de candidatura para qualquer desses cargos;

 

2.4.3. O credenciado que venha a se enquadrar nas situações previstas no item anterior terá suspensa a respectiva atividade, enquanto perdurar o impedimento.

 

2.5. Os serviços somente deverão ser realizados mediante autorização do Poder Legislativo de Descanso/SC.

 

2.6. A Câmara Municipal de Vereadores de Descanso/SC reserva-se o direito de fiscalizar, de forma permanente, a prestação dos serviços pelos credenciados, podendo proceder ao descredenciamento, em casos de má prestação dos serviços, verificada em processo administrativo específico, com garantia do contraditório e da ampla defesa.

 

3 – DA HABILITAÇÃO PARA CREDENCIAMENTO

 

3.1. Para participarem do processo de credenciamento deverão os proponentes interessados apresentar em envelope lacrado, os documentos a seguir relacionados (em via original ou autenticada em cartório, ou ainda em cópia seguido do original para conferência):

 

3.1.1. HABILITAÇÃO JURÍDICA:

 

3.1.1.1 - Ato constitutivo, estatuto ou contrato social consolidado ou contrato social acompanhado de todas as alterações contratuais, ou última alteração consolidada com todas as cláusulas do contrato descritas na alteração, devidamente registrado, no caso de sociedades por ações, dos documentos de eleição de seus atuais administradores e no caso de sociedade civil, ato constitutivo acompanhado de prova da diretoria em exercício que demonstre a competência legal do interessado para representar e assinar pela empresa, ou;

 

 

 

 

3.1.1.2. Inscrição do ato constitutivo, no caso de sociedades civis, acompanhada de prova de diretoria em exercício, ou;

 

3.1.1.3. Decreto de autorização, em se tratando de empresa ou sociedade estrangeira em funcionamento no País, e ato de registro ou autorização para funcionamento expedido pelo órgão competente, quando for o caso;

 

3.1.1.4. Cópia RG e CPF do responsável pela credenciada;

 

3.1.1.5. Licença de Localização e Funcionamento da sede da credenciada (ALVARA MUNICIPAL);

 

3.1.1.6. Prova da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ).

 

3.1.2. REGULARIDADE FISCAL

 

3.1.2.1.  Prova de regularidade para com a Fazenda Federal;

3.1.2.2. Prova de regularidade para com a Fazenda Estadual;

3.1.2.3. Prova de regularidade para com a Fazenda Municipal da sede do proponente;

3.1.2.4. Prova de regularidade relativa ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS);

3.1.2.5. Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT);

 

3.1.3. QUALIFICAÇÃO FINANCEIRA

 

3.1.3.1. Para as empresas sediadas no Estado de Santa Catarina: Prova de Negativa de Falência e Concordata, emitida no sistema e-Proc (NOVO) e ainda Prova de Negativa de Falência e Concordata, emitida no sistema SAJ.

 

3.1.3.2. Para as empresas sediadas nos demais estados: Prova de Negativa de Falência e Concordata válida em seu estado.

 

3.1.4. QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

3.1.4.1. Declaração assinada pelo representante legal da empresa de que a proponente disponibiliza os recursos técnicos necessários para os serviços contratados.

3.1.4.2. A declaração deverá ser datada, assinada e carimbada pelo sócio administrador da empresa e com firma reconhecida em cartório, devendo ser entregue na documentação a via original. 

 

3.1.4.3. Declaração assinada pelo representante legal da empresa ou comprovação de que a emissora tenha estúdio de gravação, devidamente equipado para a gravação de programas e entrevistas, localizado no Município de Descanso. Para a realização das atividades relativas a execução dos serviços (entrevistas, etc.), a emissora deverá possuir/disponibilizar pessoal capacitado para executar os serviços. Também comprove através de declaração assinada pelo representante legal da empresa de que o sinal de sua emissora abrange os limites territoriais deste Município (área urbana e rural) e/ou laudo de campo a nível técnico que comprove tal fato.

 

 

3.1.5. DAS DECLARAÇÕES

 

3.1.5.1. Declaração de que, está de acordo com o credenciamento, conforme Anexo II do edital.

 

3.1.5.2. Declaração da empresa proponente, sob as penas da Lei, que atende ao inciso V, do artigo 27, da Lei n. 8.666/93, que se refere ao inciso XXXIII, do artigo 7º da Constituição Federal, de que não possui em seu quadro de empregados, trabalhadores menores de dezoito anos realizando trabalhos noturnos, perigosos e insalubres, e de menores de dezesseis anos trabalhando em qualquer tipo de função, salvo na condição de aprendiz, a partir dos quatorze anos; Anexo III.

 

3.1.5.3. Solicitação de Credenciamento, conforme Anexo IV deste edital.

 

3.1.5.4. Declaração expressa do licitante de idoneidade, e que a mesma não está impedida de licitar, de acordo com o art. 9ª da Lei nº 8.666/93, conforme modelo constante do Anexo V.

 

3.1.6. A cópia de certidões de regularidade emitida via internet não precisam ser autenticadas. As referidas certidões terão sua validade confirmada, via comissão.

 

3.1.7. Todos os documentos deverão estar dentro do prazo de validade. 

 

3.1.8. Para os documentos sem validade expressa, considerar-se-á como sendo 180 (cento e oitenta) dias da data de sua emissão, salvo legislação específica.

 

3.1.9. Toda a Documentação exigida para habilitação deverá ser apresentada no original ou em cópia previamente autenticada por cartório competente ou servidor da administração, ou ainda publicação em Órgão da Imprensa Oficial, exceto aquelas citadas no item 3.1.6.

 

3.1.10. Todos os documentos apresentados em via original permanecerão no processo, exceto aqueles apresentados somente para conferência, juntamente com uma cópia.

 

4. DA PROPOSTA

 

4.1. A proposta deverá ser redigida em Língua Portuguesa, com clareza, sem entrelinhas, emendas ou rasuras, assinada pelo representante legal, conforme modelo Anexo VI deste edital.

 

4.2. Deverá ser credenciada por item do serviço a ser realizado.

 

4.3. Será desclassificada a proposta em desconformidade com as diretrizes e especificações elencadas neste Edital, ou cujos preços não sejam os estabelecidos no edital.

 

5 - DA FORMA DE APRESENTAÇÃO DO ENVELOPE

 

5.1. A proposta e os documentos para habilitação deverão ser apresentados, em um único envelope fechado e indevassável, contendo em sua parte externa, os seguintes dizeres:

 

Câmara Municipal de Vereadores de Descanso/SC

Processo Administrativo nº 002/2022

Inexigibilidade de Licitação nº 002/2022

Credenciamento                    

 

 

DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA PARA CREDENCIAMENTO

Proponente:

 

5.2. O credenciado poderá solicitar o seu descredenciamento a qualquer tempo, desde que observando o prazo de antecedência de 10 (dez) dias, durante o qual deverá atender a eventual demanda existente.

 

6 – DA LIQUIDAÇÃO E PAGAMENTO

 

6.1 As Divulgações legais serão realizadas conforme as necessidades da Câmara Municipal de Descanso, serão solicitadas pela Secretaria da Câmara.

 

6.2 A Câmara Municipal de Descanso se compromete a efetuar o pagamento da seguinte forma:

 

6.2.1. Mensalmente, até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da prestação de serviço, mediante emissão de nota fiscal.

 

7 - DA FORMALIZAÇÃO

 

7.1. O credenciamento será formalizado mediante termo contratual de credenciamento, contendo as cláusulas e condições previstas neste edital, bem como aquelas previstas no art. 55 da Lei nº 8.666/1993, que lhe forem pertinentes.

 

8 – DA DOTAÇÃO ORÇAMENTARIA

 

8.1. As despesas decorrentes das contratações oriundas deste credenciamento correrão por conta da dotação orçamentária do Poder Legislativo de Descanso/SC para o exercício vigente.

 

9 – IMPUGNAÇÕES E RECURSOS

 

9.1. Até o quinto dia útil que anteceder a abertura dos envelopes das propostas qualquer pessoa poderá solicitar esclarecimento, providências ou impugnar o presente ato convocatório.

 

9.2. Decairá do direito de impugnar os termos do presente credenciamento perante a administração o licitante que não o fizer até o segundo dia útil que anteceder a data de entrega do envelope de habilitação e proposta, hipótese em que tal comunicação não terá efeito de recurso.

 

9.2.1. A impugnação deverá ser protocolada junto a Secretaria da Câmara de Vereadores de Descanso ou enviada para o e-mail  secretaria_camara@descanso.sc.gov.br, devendo seu recebimento ser efetuado tempestivamente. Em caso de protocolo intempestivo o conteúdo da impugnação não será apreciado.

 

 

 

9.2.2. Considera-se o recebimento tempestivo aquele efetuado até às 17h00min do dia de ­­16 de dezembro de 2022 na Secretaria da Câmara ou ainda até às 23h59min do dia 16 de dezembro de 2022 aqueles efetuados por e-mail.

9.3. Acolhida à petição contra o ato convocatório, será designada nova data para entrega do envelope de habilitação e proposta.

 

10 - DA VIGENCIA

 

10.1. Do Edital de credenciamento: a partir da data de sua publicação.

 

10.2. Do termo contratual de credenciamento: a partir de sua assinatura até 23 de dezembro de 2022, facultada a sua continuidade, por acordo e interesse das partes, mediante termo aditivo, de acordo com o artigo 57, II e § 2º, da Lei Federal nº 8.666/93, legislação municipal e suas alterações supervenientes às licitações e contratos da Administração Municipal.

 

11 – DO CREDENCIADO

 

11.1. É de responsabilidade exclusiva e integral do credenciado, a utilização de pessoal para execução dos respectivos procedimentos, incluídos encargos trabalhistas, previdenciários, sociais, fiscais e comerciais resultantes de vínculo empregatício, cujo ônus e obrigações, em nenhuma hipótese, poderão ser transferidos para o Município.

 

12 – DO REAJUSTE

 

12.1. Os valores constantes na tabela estão condicionados ao valor pré-estabelecido, em razão do serviço adotado, não sendo reajustados durante sua vigência.

 

12.2. Em caso de renovação contratual, os valores serão revistos pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo IPC-A.

 

13 – DAS OBRIGAÇÕES DA CREDENCIADA

 

13.1. Responsabilizar-se por todos os impostos, taxas, seguros e tudo que em virtude da lei ou regulamento que recaia ou venha a recair sobre os serviços, bem como por obrigações trabalhistas, previdenciárias, de acidentes e quaisquer outros decorrentes da relação empregatícia entre a contratada e seu pessoal, bem como pelos danos/prejuízos eventualmente causados aos usuários e/ou terceiros.

 

13.2. O credenciado obriga-se a manter, durante toda a execução, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, sob pena de rescisão do Termo por não cumprimento do mesmo.

 

13.3. O credenciado deverá cumprir o disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, de acordo com o previsto no inciso V do artigo 27 da Lei n. 8666, de 21 de junho de 1993, com a redação que lhe deu a Lei n. 9.854, de 27 de outubro de 1999.

 

 

 

13.4. Permitir acesso de fiscalização do Município no acompanhamento na execução dos serviços.

 

13.5. Fornecer todos os materiais necessários para execução dos serviços, sem, entretanto, a eles se limitarem.

 

14 – DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS

 

14.1. Pela inexecução total ou parcial do objeto deste edital, garantida a prévia defesa em processo regular, poderá o PODER LEGISLATIVO DE DESCANSO, aplicar à contratada as seguintes sanções, conforme o caso, sem prejuízo das demais combinações aplicáveis:

 

14.1.1. Advertência: Será aplicada nos casos de faltas ou descumprimento de cláusulas contratuais que não causem prejuízo ao município;

 

14.1.2. Rescisão;

 

14.1.3. Suspensão temporária para licitar e contratar com a Câmara Municipal de Vereadores de Descanso: A penalidade de suspensão temporária de participar em licitação e impedimento de contratar com o Poder Legislativo, pelo prazo de até 02 (dois) anos, poderá ser aplicada em casos de reincidência em descumprimento de prazo contratual ou ainda descumprimento ou parcial cumprimento de obrigação contratual, mesmo que desses fatos não resultem prejuízos ao município;

 

14.1.4. Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública, enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade, que será concedida sempre que o licitante ressarcir o município pelos prejuízos resultantes e após decorrido o prazo da sanção aplicada com base no subitem anterior.

 

14.2. Nenhum pagamento será efetuado pela Câmara de Vereadores enquanto pendente de liquidação qualquer obrigação financeira que for imposta ao fornecedor em virtude de penalidade ou inadimplência contratual.

 

15 – DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

 

15.1. O aviso de credenciamento e seus Anexos, todos os esclarecimentos necessários relativos ao objeto, a descrição e outros que porventura sejam necessários, poderão ser obtidos durante horário de expediente, sendo das 07h30min às 11h30min e das 13h00min às 17h00min, de segunda a sexta feira, pelo telefone (49) 3623-0360, junto à Secretaria da Câmara de Vereadores de Descanso/SC ou ainda pelo site www.descanso.sc.leg.br.

 

Descanso/SC, 08 de novembro de 2022.

 

 

 

Vlademir Oro

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

 

 

 

 

ANEXO I

TERMO DE REFERENCIA

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

1 – DO OBJETO

1.2. O objeto da presente licitação consiste no CHAMAMENTO PUBLICO PARA CONTRATAÇÃO DE EMISSORA DE RÁDIO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DESCANSO/SC VIA RADIODIFUSÃO, NOS TERMOS E CONDIÇÕES CONSTANTES NO PRESENTE EDITAL E SEUS ANEXOS PARA O ANO DE 2022, conforme especificações e quantitativos estabelecidos abaixo:

 

Item

Descrição

Quantidade

Valor mensal máximo.

1

Prestação de serviço de radiofusão para divulgação de informações da Câmara de Vereadores e matérias de interesse do legislativo Municipal através de 8 (oito) inserções de 1 (um) minuto cada, de segunda a sexta-feira, nos horários: 07:00h, 09:00h, 11:00h, 13h30m, 16h30m, 18h30m, 20h30m e 22:00h, com a gravação do texto por um profissional da emissora.

 

 

 

 

12 meses

R$ 2.392,00

 

 

2 – DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

2.1. Os serviços serão prestados sempre que o Poder Legislativo de Descanso/SC tenha necessidade de veiculação de publicidade oficial ou institucional. As publicações deverão ser feitas de acordo com as necessidades da Poder Legislativo. Caberá somente ao Poder Legislativo a produção das matérias a serem publicadas, as quais serão enviadas à contratada através de arquivo eletrônico, magnético, e-mail ou documental.

2.2. O número do CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – constante da nota fiscal/fatura deverá ser aquele fornecido na fase do Credenciamento. A prestação dos serviços é exclusiva da credenciada, vedada sua transferência a empresas alheias à relação contratual.

2.3. A quantidade de serviços descritos é uma estimativa de consumo, não obrigando a Administração à efetiva realização total dos serviços.

 

3 - DA JUSTIFICATIVA

3.1. O presente credenciamento dispensa o procedimento de licitação, uma vez que o objeto e serviços pretendidos já estabelecem preços e condições iguais para todos os interessados que se habilitam e cumprem os requisitos do Edital.

 

4 – DA FUNDAMENTAÇÃO LEGAL

4.1. O processo de credenciamento é regido pela Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993, com suas posteriores modificações, e demais legislações pertinentes, aplicando-se, no que couber, os princípios gerais de direito público, suplementados pelo direito privado.

 

5 – DO CONTROLE E FISCALIZAÇÃO DA EXECUÇÃO

5.1. A disciplina das sanções administrativas aplicáveis no curso da contratação é aquela prevista no edital e na legislação correlata.

 

Descanso/SC, 27 de outubro de 2022.

 

 

Vlademir Oro

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores do Município de Descanso

 

 

ANEXO II

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 02/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 02/2022

 

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

Declaro para os devidos fins e sob as penas da Lei, que concordo em realizar a CHAMAMENTO PUBLICO PARA O CREDENCIAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE EMISSORA DE RÁDIO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DESCANSO/SC VIA RADIODIFUSÃO PARA O ANO DE 2022, praticando:

 

1º Preços pré-estabelecidos;

 

2º Somente realizar os serviços através de autorização do Poder Legislativo de Descanso/SC;

 

3º Credenciar e Realizar os serviços constantes no modelo de credenciamento de proposta;

 

 

 

 

 

_____________________________________, ____de ______________de 2022.

 

 

 

__________________________________

Assinatura

 

 

Nome Rep. Legal:______________________________________

 

CPF:_________________________________________________

 

 

 

 

 

__________________________________________

Assinatura e Carimbo empresa

 

 

 

ANEXO III

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

 

Declaramos para os devidos fins que a empresa _____________________________________________, inscrita no CNPJ n° ________________________, cumpre as exigências do Art. 7º, inciso XXXIII da constituição federal, ou seja: “Proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.”

 

Descanso - SC, _____ de _______________________ de 2022

 

 

 

 

 

_______________________

Assinatura

 

 

 

Nome Rep. Legal:______________________________________

 

CPF:_________________________________________________

 

 

 

 

 

__________________________________________

Assinatura e Carimbo empresa

 

 

 

 

ANEXO IV

MODELO DE SOLICITAÇÃO DE CREDENCIAMENTO

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

 

A empresa _______________________________ com sede e foro na __________________________ (rua,etc), bairro ____________________ da cidade de _____________________________ Estado ______________________ inscrita sob. CNPJ nº ___________________________________, representada por seu ___________________________ (cargo) Sr(a). _______________________________, que a esta subscreve, vem solicitar seu credenciamento para prestação de serviços especificados no presente Edital acima descrito.

 

Declaro, sob as penalidades da lei, preencher, nesta data, todas as condições exigidas no Edital de Credenciamento e, especialmente, nunca ter sofrido qualquer penalidade no exercício da atividade.

 

Apresento documentos, declarando expressamente a concordância com todas as condições apresentadas no Edital e ciência de que o pedido de Credenciamento poderá ser deferido ou indeferido, segundo a avaliação da Comissão Permanente de Licitações.

 

Concordamos em nos submeter a todas às disposições constantes do Edital de chamamento para Credenciamento de Empresas Prestadoras de serviços.

 

Atenciosamente

 

 

 

__________________, _____ de _______________ de 2022.

 

 

 

 

_____________________________________

Representante legal

 

 

ANEXO V

 

MODELO DE DECLARAÇÃO DE IDONEIDADE

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO n°002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

 

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

 

 

A

Câmara Municipal de Vereadores de Descanso – SC,

 

Declaramos para os devidos fins de direito, na qualidade de proponente do presente de Credenciamento, instaurado por esse órgão público, que não fomos declarados inidôneos para licitar ou contratar com o Poder Público, em qualquer de suas esferas.

 

 

Por expressão da verdade, firmamos o presente.

 

 

 

 

__________________, _____ de _______________ de 2022.

 

 

 

 

 

__________________________________________________________________

Nome completo do(s) representante(s) legal(is) da Empresa.

 

 

 

 

 

 

 

 

ANEXO VI

 

MODELO DE CREDENCIAMENTO DE PROPOSTA

 

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

 

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

 

Razão Social:

 

CNPJ:

 

Endereço: Representante Legal:

 

CPF:

 

Identidade: 

 

Item

Descrição

Und.

Quant.

Valor

Unitário (R$)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Data: ________ / ________/ _____________.

 

 

 

VALIDADE PROPOSTA: ENQUANTO DURAR O CREDENCIAMENTO

 

 

 

 

 

----------------------------------------------------------

Representante Legal da Proponente

Assinatura

 

 

ANEXO VII

MINUTA DO TERMO CONTRATUAL DE CREDENCIAMENTO _______/______

 

PROCESSO ADMINISTRATIVO n° 002/2022

INEXIGIBILIDADE DE LICITAÇÃO n° 002/2022

CHAMADA PARA CREDENCIAMENTO

 

O PODER LEGISLATIVO DO MUNICÍPIO DE DESCANSO, Estado de Santa Catarina, pessoa jurídica de direito público interno, com sede na Rua José Bonifacio, nº 455, Centro, na cidade de Descanso/SC, com CNPJ sob nº 83.517.946/0001-57, neste ato representada pelo Presidente Sr. ____________________ portador do CPF nº __________________, no uso da competência que lhe foi atribuído regimentalmente, adiante nomeado CREDENCIANTE, e a Empresa ____________________, pessoa jurídica de direito privado estabelecida à _______________, n° ____, Município de __________________- ___, Estado de _________________, inscrita no CNPJ sob nº. ________________, neste ato representado pelo Senhor (a)______________________, portador do CPF n° ____________________, adiante nomeada CREDENCIADA, tem entre si justo e acordado celebrar o presente Termo Contratual de Credenciamento que se regerá pelas normas da Lei nº 8.666 de 21 de junho de 1993 e alterações posteriores e pelas normas do Processo Administrativo nº 02/2022, Inexigibilidade de Licitação nº 02/2022, de ___ de ___________ de 2022 e pelas condições que estipulam a seguir:

 

I - DO OBJETO

 

1.1. CHAMAMENTO PÚBLICO PARA O CREDENCIAMENTO PARA CONTRATAÇÃO DE EMISSORA DE RÁDIO PARA DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÕES DA CÂMARA MUNICIPAL DE VEREADORES DE DESCANSO/SC VIA RADIODIFUSÃO PARA O ANO DE 2022.


II - DA VIGÊNCIA

2.1. A vigência do termo será do dia da sua assinatura até o dia 23.12.2022, facultada a sua continuidade, por acordo e interesse das partes, mediante termo aditivo, de acordo com o artigo 57, II  e § 2º, da Lei Federal nº 8.666/93, legislação municipal e suas alterações supervenientes às licitações e contratos da Administração Municipal.

 

III - DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA

 

3.1. As despesas decorrentes das contratações oriundas deste credenciamento correrão por conta da dotação orçamentária oriunda do Poder Legislativo de Descanso/SC para o exercício vigente.

3.2. Os Recursos Financeiros serão das Receitas próprias, receitas vinculadas e demais recursos disponíveis do Município de Descanso/SC

3.3. Em caso de renovação contratual, os valores serão revistos pelo Índice de Preços do Consumidor Amplo IPC-A ou outros que vier a substitui-lo.

 

IV - DAS OBRIGAÇÕES DA CREDENCIADA

 

4.1. Responsabilizar-se por todos os impostos, taxas, seguros e tudo que em virtude da lei ou regulamento que recaia ou venha a recair sobre os serviços, bem como por obrigações trabalhistas, previdenciárias, de acidentes e quaisquer outros decorrentes da relação empregatícia entre a contratada e seu pessoal, bem como pelos danos/prejuízos eventualmente causados aos usuários e/ou terceiros.

4.2. O credenciado obriga-se a manter, durante toda a execução, em compatibilidade com as obrigações por ele assumidas, todas as condições de habilitação e qualificação exigidas na licitação, sob pena de rescisão do Termo por não cumprimento do mesmo.

4.3. O credenciado deverá cumprir o disposto no inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, de acordo com o previsto no inciso V do artigo 27 da Lei n. 8666, de 21 de junho de 1993, com a redação que lhe deu a Lei n. 9.854, de 27 de outubro de 1999.

4.4. Fornecer todos os materiais necessários para execução dos serviços, sem, entretanto, a eles se limitarem.

 

VI – DA PRESTAÇÃO DOS SERVIÇOS

 

6.1. Os serviços serão prestados sempre que o Poder Legislativo de Descanso/SC tenha necessidade de veiculação de publicidade de atos oficiais ou institucionais. As publicações deverão ser feitas de acordo com as necessidades da Câmara. Caberá somente ao Poder Legislativo a produção das matérias a serem publicadas, as quais serão enviadas à contratada através de arquivo eletrônico, magnético, e-mail ou documental. 

6.2. O número do CNPJ - Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica – constante da nota fiscal/fatura deverá ser aquele fornecido na fase do Credenciamento. A prestação dos serviços é exclusiva da credenciada, vedada sua transferência a empresas alheias à relação contratual.

6.4. A quantidade de serviços descritos é uma estimativa de consumo, não obrigando a Administração à efetiva realização total dos serviços.

6.5. Caberá a empresa contratada assumir todas as despesas necessárias ao cumprimento da prestação de serviços médicos especializados.

6.6. A contratante não poderá terceirizar os procedimentos, sendo de sua responsabilidade a realização dos mesmos. 


VII - MOTIVOS DE RESCISÃO


7.1. O termo de adesão poderá ser rescindido a qualquer tempo, conforme disposto nos artigos 77 a 80 da Lei Federal n.º 8.666/1993 e suas alterações, e, ainda, pelos seguintes motivos:

a) a reiteração de impugnação dos serviços, evidenciando a incapacidade da credenciada, no cumprimento satisfatório o edital;

b) recusa injustificada da prestação dos serviços, atraso injustificado na prestação dos serviços, divulgação em desacordo com o contratado, reincidência em imperfeição já notificada pelo Município, bem como quaisquer das situações previstas neste edital;

c) quando ocorrerem razões de interesse público justificado;

d) a cobrança de taxas de usuários, pela realização dos serviços contratados.

 

VIII – CONDIÇÕES DE PAGAMENTO

8.1. O pagamento pelos serviços prestados pelo credenciado será efetuado mensalmente, preferencialmente até o dia 15 (quinze) do mês subsequente ao da prestação de serviço.

8.2. Para fins de pagamento, a empresa credenciada deverá informar o banco, n.º da agência e o n.º da conta, na qual será realizado o depósito correspondente. A referida conta deverá estar em nome da pessoa jurídica, ou seja, a empresa credenciada.

8.3. O pagamento fica condicionado à apresentação dos seguintes documentos: Ordem de Fornecimento, Nota Fiscal e cópia das publicações realizadas no mês.

 

IX – DAS PENALIDADES

 

9.1. A credenciada, conforme o caso, que não cumprir as obrigações assumidas ou os preceitos legais, estará sujeita as seguintes penalidades:

9.1.1. Advertência;

9.1.2. Multa de 10% (dez por cento) sobre o valor da proposta;

9.1.3. Suspensão do direito de licitar junto ao Município, pelo prazo de 02 (dois) anos;

9.1.4. Declaração de Inidoneidade;

 

X – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


E por estarem assim justos e contratados assinam o presente instrumento, em 02 (duas) vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas ao final subscritas, para que o mesmo produza todos os jurídicos e legais efeitos.

 


Descanso – SC,  ____de ______ de 2022.

 

 

 

Vlademir Oro

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

              

 

 

Fornecedor   Credenciada

 

 

Após análise do conteúdo do procedimento licitatório acima mencionado, verificou-se que este cumpre os requisitos exigidos pela Lei Federal 8.666/93 e suas alterações posteriores, opinando assim, pela assinatura do presente contrato.

 

____________________ OAB/SC ___________

Advogado do Poder Legislativo      

 

 

 

 

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Ofício 553/2022.
* Projeto de Lei Nº 78/2022.
* Projeto de Lei Nº 79/2022.
* Ofício 556/2022.
* Projeto de Lei Nº 80/2022.
* Projeto de Lei Nº 81/2022. Poder Legislativo.
* Indicação Nº 88/2022.
* Indicação Nº 89/2022.
* Requerimento de Informação Nº 14/2022.
ORDEM DO DIA:
Segunda Discussão e Votação:
* Projeto de Lei Nº 58/2022.

INDICAÇÃO Nº 88/2022, INDICAÇÃO Nº 89/2022 E REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 14/2022.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 88/2022.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado, patrolamento, cascalhamento e compactação no acesso à propriedade das famílias Benicá, na Linha Vorazinho.
JUSTIFICATIVA
Considerando as péssimas condições em que se encontra a estrada de acesso às propriedades, dificultando a passagem de veículos de pequeno e grande porte, bem como escoamento da produção agrícola;
Considerando a necessidade de medidas reparadoras para melhora da trafegabilidade, bem como condições adequadas de segurança;
Com o objetivo de atender as reivindicações dos moradores, bem como garantir o mínimo necessário para que estes tenham seu direito de acesso às propriedades de forma regular e sem causar danos ou prejuízos, a vereadora signatária, aguarda seu pronto atendimento.
INDICAÇÃO Nº 89/2022.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado, patrolamento, cascalhamento e compactação na Estrada Geral da Linha Taquá até a comunidade da Linha Matão.
JUSTIFICATIVA
Considerando as péssimas condições em que se encontra a estrada, dificultando a passagem de veículos de pequeno e grande porte;
Considerando que na Linha Taquá o ônibus escolar não está conseguindo ter acesso para levar os alunos até as escolas;
Através da reivindicação dos moradores e do acima apresentado é de suma importância e urgência que as presentes melhorias sejam realizadas, garantindo o direito básico para transitar, ir à escola e o mínimo de segurança nas estradas.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 14/2022.
A Vereadora Odete Maria Andrioni Nora que subscreve o presente Requerimento, na forma regimental, requer, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para o setor competente, para que informe a esta Casa Legislativa o seguinte:
Considerando a Indicação nº 48/2022, realizada pela presente Casa Legislativa, solicitando manutenção da estrada geral até a Linha Vorazinho.
1. Foram realizadas as devidas providências para manutenção das estradas?
2. Em caso negativo, qual o motivo e se pretendem realiza-lo em breve.

PROJETO DE LEI Nº 58/2022.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
PROJETO DE LEI Nº 58/2022. PODER LEGISLATIVO.
De autoria do Vereador Vlademir Oro.
Institui o "IPTU SOCIAL DESCANSENSE", que dispõe sobre a concessão de isenção de IPTU - IMPOSTO PREDIAL E TERRITORIAL URBANO no Município de Descanso e dá outras Providências.
Esta Lei institui, no âmbito do Município de Descanso, o "IPTU SOCIAL DESCANSENSE", com o objetivo de isentar, por prazo indeterminado, do IPTU - Imposto Predial e Territorial Urbano, imóveis de propriedade de pessoa física:
I - Idosa ou pessoa carente que recebe o Benefício de Prestação Continuada da Assistência Social BPC-LOAS, recebendo proventos de até dois salários mínimos, se nele reside sozinho, 2,5 salários mínimos se nele residem até duas pessoas, ou um salário mínimo de renda per capita para cada integrante do conjunto familiar, se nele reside mais de duas pessoas;
II- Possua um único imóvel urbano e nele resida, independente de sua localização e tamanho.
Os efeitos da presente Lei também se aplicam aos contribuintes de IPTU portadores de deficiência, doenças graves ou terminais constantes nos incisos XIV e XXL, do art. 6º da Lei Nº 7.713/88, com redação dada pelo art. 47 da Lei Nº 8.541/92, acrescida pelo § 2º do art. 30 da Lei nº 9.250/95, bem como, aos contribuintes que possuam em seu grupo familiar parente de primeiro grau que se enquadre nas condições ora mencionadas, desde que comprovado o preenchimento dos requisitos estabelecidos nos incisos I e II deste artigo.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Prestação de Contas mês Outubro
ORDEM DO DIA:
Segunda Discussão e Votação:
* Projeto de Lei Nº 80/2022.
Autoriza abertura de Crédito Suplementar no valor de até R$ 85.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
Primeira Discussão e Votação:
* Projeto de Lei Nº 72/2022.
* Projeto de Lei Nº 77/2022.
* Projeto de Lei Nº 79/2022.
* Projeto de Lei Nº 81/2022.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Indicação Nº 90/2022.
* Indicação Nº 91/2022.
* Indicação Nº 92/2022.
* Requerimento de Informação Nº 15/2022.
* Moção de Apelo Nº 33/2022.
* Moção de Reconhecimento Nº 34/2022.
ORDEM DO DIA:
Segunda Discussão e Votação:
* Projeto de Lei Nº 72/2022.
Autoriza criar Prolongamento da Rua Santo Estanislau e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 77/2022. Poder Legislativo
Autoria do Vereador Vlademir Oro.
Declara de Utilidade Pública Municipal o Grupo Escoteiro Macaco Branco. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 79/2022.
Autoriza a Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 133.197,62 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 81/2022. Poder Legislativo.
Autoria do Vereador Vlademir Oro.
Dispõe sobre a Denominação da nova Creche Municipal do Município de Descanso/SC e dá outras providências.

INDICAÇÃO Nº 90/2022

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 90/2022.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal e Secretaria do Esporte, para que seja criado um Programa para auxiliar o time de vôlei feminino, Meninas da Base, e Base Futebol do município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
A escolinha de vôlei feminino, Meninas da Base, foi fundada em parceria com a base de futebol e iniciaram seus trabalhos no mês de agosto de 2022, com 18 atletas.
Atualmente a escolinha conta com 36 meninas de 11 a 16 anos e tem como coordenadora Juliana Rocesski, Poliana Rogeri como professora e Luciana Camargo como auxiliar.
O voleibol é apontado como o segundo esporte mais popular no Brasil, praticado por pessoas de diferentes idades e muito prestigiado pelo alto nível de desempenho, capacitação de técnicos e atletas.
A Base Futebol conta atualmente com aproximadamente 50 alunos, nas categorias que vai do Sub 5 até o Sub 15.
Isso mobiliza famílias da cidade e de algumas comunidades do Município, envolvendo os atletas e incentivando a participar da prática do futebol, elevando assim o nome do Município em atividades regionais, visto que a Base participa e realiza eventos.
Importante destacar que muitos dos jogadores que hoje representam o Ouro Verde nas categorias Sub 18 iniciaram suas atividades junto a Base Futebol de Descanso.
Assim como outros esportes, estes apresentam inúmeros benefícios para a saúde, como a melhora da cognição, porque necessita ter a percepção rápida da jogada, fortalece o corpo, estimula os membros superiores e inferiores, aumentando a flexibilidade e a coordenação motora, além de melhorar as capacidades cardiorrespiratórias.
A escolinha e a Base Futebol hoje encontram dificuldades em manter seus trabalhos, devido à falta de horários no ginásio para realizar seus treinos e até mesmo de recursos materiais e incentivo para participação de jogos e campeonatos.
Deste modo, a pedido de todo o time Meninas da Base, Meninos da Base Futebol requer-se um apoio, imprescindível, para continuação dos trabalhos que tanto agrega na vida desses jovens, estimulando seu crescimento dentro do esporte.
Cientes que através da criação de um Programa para os times, esta solução seria possível e cientes da importância da política pública na educação esportiva, inclusão, cidadania, educação social e comportamental aos alunos inscritos o time Base das Meninas e a vereadora signatária aguardam seu atendimento.

INDICAÇÃO Nº 91/2022 - REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 15/2022.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 91/2022.
O vereador Paulo Henrique Burin, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizada reforma do Ginásio da Linha São Brás.
JUSTIFICATIVA
Considerando que o mencionado ginásio foi construído a vários anos, necessitando de adequações e diversos reparos devido à depreciação do tempo em toda sua construção, como cozinha, banheiros, copa e quadra;
Considerando ser uma construção pública de grande interesse social, de lazer e educação à comunidade;
Pelos argumentos ora apresentados e demonstrada a real necessidade, conveniência e relevância da providência indicada, razão pela qual solicita-se a adoção de medidas necessárias para a reforma do referido ginásio.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 15/2022.
O Vereador Paulo Henrique Burin, requer, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para o setor competente, para que informe a esta Casa Legislativa o seguinte:
Considerando que o veículo Sprinter, de alto valor aquisitivo, utilizado pela Secretaria da Educação, com placa RLD4H77, ano de fabricação e modelo 2020/2021, registrado sob o patrimônio nº 118, quilometragem de 55 mil, extremamente novo, foi encontrado por usuários em péssimo estado de conservação, questiona-se:
1. Qual o trajeto/linha que este veículo faz?
2. O veículo acima citado encontra-se em funcionamento?
3. Qual o motivo para um veículo novo, baixa quilometragem e de boa qualidade encontrar-se neste estado de conservação?
4. Quem é a pessoa responsável por dirigi-lo e manter em boas condições?
5. Que seja encaminhado cópia do diário de bordo deste veículo.

INDICAÇÃO Nº 92/2022.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 92/2022.
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, estude a possibilidade para criar uma Praça Pet – espaço público destinado aos cães para brincar e correr com segurança, no espaço presente ao lado do Campo Municipal e/ou do Ginásio de Esportes.
JUSTIFICATIVA
Considera-se PRAÇA PET – Espaço Público para cães, um espaço público, cercado, destinado ao lazer de cachorros e seus donos, com equipamentos de recreação específicos para tais atividades.
São objetivos: obter espaço físico no município de Descanso exclusivo para cães; estimular a prática de hábitos saudáveis dos animais de estimação; promover o bem-estar animal; e proporcionar a interação entre cachorros e seus respectivos donos.
Além de proporcionar lazer, irá impactar diretamente na saúde e qualidade de vida, uma vez que, os exercícios diários são importantes para a saúde dos animais, sendo um dos fatores de grande influência sobre a expectativa de vida destes.
A presente proposição atende a uma demanda da população que requer por mais espaços públicos no município de lazer e recreação, promovendo a convivência social entre famílias e seus animais domésticos.
Considerando como forma de melhor aproveitamento do espaço público mencionado e garantir o bem-estar da população, o vereador signatário aguarda seu atendimento.

MOÇÃO DE APELO Nº 33/2022.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
MOÇÃO DE APELO Nº 33/2022.
O vereador Vlademir Oro, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APELO à Secretaria da Agricultura e do Desenvolvimento Rural do estado de Santa Catarina e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – CIDASC.
PARA QUE SEJA REVISTO E MAJORADO O VALOR PAGO DE INDENIZAÇÃO PELOS ANIMAIS RECOLHIDOS COM TUBERCULOSE E BRUCELOSE.
Regulamentado pela Lei Complementar nº 204, de 08 de janeiro de 2001, os pagamentos referentes à indenização pelo abate sanitário e sacrifício sanitário de animais suspeitos ou atingidos por febre aftosa e outras doenças infecto-contagiosas, ocorre através da FUNDESA, Fundo Estadual de Sanidade Animal.
Em seu artigo 1º, inciso II, fica estipulada a porcentagem de apenas 40% (quarenta por cento) do valor para indenização de abate ou sacrifício sanitário de animais suspeitos ou atingidos por outras doenças infecto-contagiosas não passíveis de imunização pela vacinação, compreendido neste item a tuberculose e brucelose bovina.
Ocorre que a tuberculose e brucelose bovina são doenças que representam risco a saúde pública e possuem rápido contágio. Em caso de demora para detecção das doenças mais cabeças do rebanho são contagiadas levando a perda de um maior número.
Ainda que indenizado esse valor não supre o prejuízo sofrido e requer uma contrapartida ainda maior por parte do proprietário que muitas vezes não consegue ou sofre para dar esse giro.
Deste modo, requer seja reavaliado o valor pago na indenização pela recolha destes animais, aumentando a porcentagem repassada aos proprietários pela perda do animal.

MOÇÃO Nº 34/2022 - HOMENAGEM PÓSTUMA

4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
MOÇÃO Nº 34/2022.
HOMENAGEM PÓSTUMA
O vereador Vlademir Oro, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA à professora e palestrante EDITE SHNEM, pela sua brilhante trajetória na educação inclusiva no município e região.
Edite Sehnem nasceu no dia 03 de novembro de 1959, no município de Descanso, Santa Catarina. Filha de Edmundo Sehnem e Irma Loch Sehnem teve doze irmãos, sendo eles: Leopoldina, Sérgio (in memoriam) Zélia (in memoriam), Maura, Beno, Maria, Beatriz, Cláudio, Marlene, Marli Zélia e Luiz Carlos (in memoriam).
Dentre os anos de 1984 a 1987 Edite trabalhou como professora e diretora da Instituição de Educação Especial - APAE de São Miguel do Oeste/SC, seu interesse em trabalhar nessa área veio do seu irmão que era portador de Síndrome de Dow e que frequentava a instituição.
No dia 28 de março de 1987 casou-se com Valmir da Costa, porém não foi uma cerimônia comum, ela foi realizada dentro da Instituição de Educação Especial – APAE, isso porque dona Edite queria que todos os seus alunos pudessem participar de uma data tão especial. Valmir e Edite tiveram dois filhos, Leonardo da Costa e Izadora da Costa.
Edite era uma pessoa sempre muito feliz e carismática, sendo coroada rainha da Linha Colorado.
Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina no ano de 2001 e Especialista em Educação Especial e Práticas Inclusivas pela FACVEST de Lages, possuía vasta experiência na formação de profissionais na Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Atuou nas seguintes áreas: Políticas Públicas referentes às pessoas com deficiência; Alfabetização e Letramento; Planejamento e Avaliação; Adequações Curriculares; Concepções de Deficiência e Desenvolvimento; e, Projetos Institucionais.
Atuou também na Fundação Catarinense de Educação Especial- FCEE como Professora, Coordenadora de Centro, Integradora de Educação Especial e Supervisora de Atividades Educacionais Extensivas. Foi docente no Curso de Licenciatura em Educação Especial pela Parfor na UNOCHAPECÓ, nas disciplinas de: Causas e Prevenção das Deficiências, Fundamentos Teórico-Metodológicos da pessoa com Deficiência Múltipla e Estágio Supervisionado.
No dia 22 de junho, mediante mal súbito, Edite Sehnem faleceu, deixando escrita uma linda trajetória que se destacou pela experiência, pelos anos de dedicação, pela família e caráter.
A professora Edite dedicou a sua vida à educação, transmitindo conhecimento e inspirando todos ao seu redor e temos a certeza de que toda a sua trajetória no magistério foi capaz de expressar com grande intensidade o que é ser professora. As suas lições, principalmente as de vida, ficarão para sempre na memória de todos. Foi um exemplo e será recordada pela sua sabedoria e sua luz contagiantes.

5ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.

5ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Ofício 566/2022.
* Emendo Modificativa 01/2022. (LOA)
* Projeto de Lei Nº 83/2022.
* Indicação Nº 93/2022.
ORDEM DO DIA:
Primeira Discussão e Votação:
* Emenda Modificativa 01/2022. (LOA)
* Projeto de Lei Nº 76/2022. (LOA)

INDICAÇÃO Nº 93/2022.

5ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS NOVEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 93/2022.
O vereador Vlademir Oro, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, e à DCL – Câmara de Dirigentes Lojistas, para que através do setor competente, seja feito estudo de realização de uma Feira Municipal com incentivos sócio econômico à Industria e comércio e agricultura do município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Não é novidade que o comércio local é um dos principais segmentos responsáveis por fazer a economia de um município circular e se fortalecer. É justamente por esse motivo que o incentivo e o consumo do que o comércio local oferece é tão importante. Quanto mais pessoas adquirirem produtos e serviços na própria cidade, mais estável a economia.
CONSIDERANDO que com a realização de uma Feira Municipal teríamos um benefício de suma importância ao incentivar o comércio a Industria e a Agricultura local, fortalecendo a economia. Ao fomentar esse consumo, os empreendedores fazem com que o dinheiro circule no município e nele se mantenha. Além do capital, essa ação também contribui para despertar o interesse de empresas ainda maiores para o município em questão, um dos objetivos da Feira, seria de atrair, comerciantes, empresários, agricultores e empreendedores de outras cidades e da nossa região, para conhecer o que o Município de Descanso tem para oferecer em diversos setores, principalmente no setor agrícola que é a principal fonte de renda do município,
neste sentido nos dias da Feira o movimento financeiro com o dinheiro circulando e sendo mantido na cidade, automaticamente, o município se torna um local com mais e melhores oportunidades de emprego. À medida que os empreendimentos crescem, a lógica é que os responsáveis pelos negócios precisem aumentar as suas equipes.
CONSIDERANDO que à vários anos não é mais realizado a tradicional Festa do Pêssego e nenhum outro evento deste seguimento, e que sempre foi motivo de Elogios em todas suas edições, e que nos últimos dias se questionou muito o porquê praticamente todas as cidades vizinhas estão promovendo eventos deste seguimento, a exemplo de São Miguel do Oeste e Maravilha com público superior ao esperado, e que também pode se notar vários comerciantes do nosso município na exposição, neste sentido, o que a população, o comércio, os empresários e os agricultores solicitam e aguardam ansiosamente é que o Governo Municipal estude a possibilidade de promover um novo evento.
Pelo exposto, é apresentada a presente Indicação em favor do progresso e expansão do Município de Descanso-SC.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Ofício Nº 110/2022.
* Ofício Nº 577/2022.
* Ofício Nº 578/2022.
* Projeto de Lei Nº 84/2022.
* Projeto de Lei Nº 85/2022.
* Projeto de Lei Nº 86/2022.
* Ofício Nº 579/2022.
* Veto Nº 03/2022.
* Ante-Projeto de Lei Nº 01/2022.
* Indicação Nº 94/2022.
* Indicação Nº 95/2022.
* Requerimento de Informação Nº 16/2022.
* Moção Nº 35/2022.
ORDEM DO DIA:
Segunda Discussão e Votação:
* Emenda Modificativa 01/2022. (LOA). Autoria do Vereador Juliano Junior Kasper.
Modifica a Redação do texto do parágrafo único do artigo 8º, do Projeto de Lei Nº 76/2022, que "Estima a Receita e Fixa a Despesa do Município de Descanso, Estado de Santa Catarina, para o exercício financeiro de 2023". APROVADA por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 76/2022. (LOA)
Estima a Receita e Fixa a Despesa do município de Descanso, estado de Santa Catarina, para o exercício de 2023. APROVADA por unanimidade de votos.

INDICAÇÃO Nº 94/2022 E INDICAÇÃO Nº 95/2022.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 94/2022.
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja finalizada a construção de boca de lobo e tubulação na Rua José Giron.
JUSTIFICATIVA
Conforme fotos anexas, a obra para construção de boca de lobo, bem como sua tubulação, na Rua José Giron teve início, porém encontra-se paralisada.
Com o intuito de melhorar o escoamento da água, prevenir o mau cheiro, bem como que o que já foi instalado não se deteriore, pede-se com urgência, que o projeto seja finalizado.
É uma reivindicação dos moradores e dadas as circunstâncias, solicita-se seu pronto atendimento.
INDICAÇÃO Nº 95/2022.
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado patrolamento, cascalhamento e compactação no trecho que se inicia na Linha Gaúcha, em direção a Linha Jorge Lacerda, passando pelas famílias Giombelli, Altair Tessaro, Anselmo Renostro e Gilmar Demichei.
JUSTIFICATIVA
O presente trecho está causando insegurança e transtorno aos condutores de veículos e moradores, que além de enfrentarem os riscos de acidentes pela má conservação do trecho em referência, ainda têm dificuldades para ter acesso às suas propriedades.
Tais melhorias fazem-se necessárias, uma vez que, trará mais segurança aos pequenos produtores no escoamento de suas produções, bem como no transporte dos discentes. Diante do exposto, contamos com o pronto atendimento, em regime de urgência.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 16/2022.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 16/2022.
O Vereador Juliano Junior Kasper, que subscreve o presente Requerimento, na forma regimental, requer, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para que através do setor competente, informe a esta Casa Legislativa o seguinte:
A respeito da Indicação nº 02/2022, de autoria do Programa Parlamento Jovem de 2022, em junho deste mesmo ano. Foram solicitadas lixeiras para a Rua Santo Antônio, próximo a EEB Everardo Backheuser. Ainda não foram instaladas e a população continua reivindicando pelas mesmas devido ao acúmulo de lixo no local, causando infestações por bichos e ocasionando mau cheiro. Uma medida básica e de baixo custo.
a) Porque ainda não foram tomadas as devidas providências?
b) Há previsão para instalação das lixeiras neste local?

MOÇÃO Nº 35/2022.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
MOÇÃO Nº 35/2022. HOMENAGEM PÓSTUMA
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE HOMENAGEM PÓSTUMA ao senhor Pedro Rech, um dos fundadores da Linha Pratinha, no município de Descanso/SC.
Pedro Rech, filho de João rech e Rosa Bolson Rech, nasceu em 06 de setembro de 1918, no município de Campos Novos, atual município de Ouro/SC.
Casou-se com Vilma Barreta Rech (in memoriam) no dia 27 de junho de 1942, no município de Ouro/SC. Tiveram como frutos 11 filhos (um in memoriam), 36 netos, 44 bisnetos e 7 tataranetos. Em entrevista, ainda vivo, contou com muito orgulho a família trabalhadora e a alegria que todos os seus filhos trouxeram.
Mudaram-se para o município de Descanso em 01 de setembro de 1949, uma viagem que levou 05 dias. Aqui encontraram muitas dificuldades nos primeiros anos, pois a região ainda não teria sido desbravada, tendo muita mata nativa. Seu Pedro precisou realizar acessos e construir pontes, o meio de locomoção era precário e não havia comércio na região.
Tendo sido um dos fundadores da Linha Pratinha no município de Descanso/SC, seu Pedro e sua família trabalharam a vida toda na agricultura. Ambos de família tradicional, o Estádio Municipal do município de Descanso recebeu o nome do pai de Dona Vilma, João Baretta.
Seu Pedro atuou como vereador na legislatura de 1957 a 1961, época em que o exercício da vereança ainda era voluntário. Aprendeu a ler e escrever sozinho, andar a cavalo era o seu prazer, mesmo após os 100 anos e deixou como conselho, em entrevista, que apesar dos momentos difíceis, o mais importante é levar uma vida alegre, ser educado e amar o próximo.
Seu Pedro faleceu no dia 03 de agosto de 2022, aos 103 anos. Foram 103 anos dedicados à família e ao município. Deixou raízes fortes de uma família unida, bem como a imagem de uma pessoa sempre alegre e disposta. É orgulho e inspiração de toda uma geração que viu sua linda trajetória ser escrita, através do trabalho digno, alegria e da força de vontade.

PORTARIA Nº 37/2022. TURNO ÚNICO

PORTARIA Nº 37/2022, de 01 de dezembro de 2022.

 

 

DISPÕE SOBRE HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO DA CÂMARA DE VEREADORES DE DESCANSO E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS.

 

VLADEMIR ORO, PRESIDENTE DA CÂMARA DE VEREADORES DE DESCANSO, ESTADO DE SANTA CATARINA, USANDO DAS ATRIBUIÇÕES QUE LHE CONFERE A LEI ORGÂNICA MUNICIPAL EM SEU ARTIGO 30, INCISO II E ARTIGO 24, INCISO II DO REGIMENTO INTERNO CAMERAL E REFERENDOS DA LEI Nº 086/91 DE 27.12.91, RESOLVE:

 

Art. 1º. Estabelecer horário especial de expediente na Câmara Municipal de Vereadores de Descanso, a partir de 05 de dezembro de 2022, com jornada diária de trabalho das 07hs00min às 13hs00min, em turnos ininterruptos, de segunda a sexta-feira, salvo nos dias de realização de reuniões ordinárias, quando o horário de expediente da Secretaria será das 13hs00min às 19hs00min.

Art. 2º. Este horário especial de expediente vigorará por período indeterminado, que somente cessará em momento oportuno, com a publicação de nova Portaria revogando os efeitos da presente.

Art. 3º. A presente Portaria entra em vigor na data de sua publicação e seus efeitos a contar de 05 de dezembro de 2022.

Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin,

Em 01 de dezembro de 2022.

 

 

VLADEMIR ORO

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

 

Registrada e Publicada na presente data.

Em 01 de dezembro de 2022.

 

 

Jhoni Zortéa

Secretário Executivo

2ª SESSÃO ORDINÁRIA DEZEMBRO 2022

EXPEDIENTE:

* Indicação Nº 96/2022.

* Requerimento de Informação Nº 17/2022.

 

ORDEM DO DIA:

Turno Único de Discussão e votação:

* Veto Nº 03/2022. (PL 81/2022.)

 

Primeira Discussão e Votação:

* Ante Projeto de Lei Nº 01/2022.

* Projeto de Lei Nº 78/2022.

* Projeto de Lei Nº 82/2022.

* Projeto de Lei Nº 83/2022.

* Projeto de Lei Nº 84/2022.

* Projeto de Lei Nº 86/2022.

INDICAÇÃO Nº 96/2022.

O vereador Paulo Henrique Burin, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja instalado um redutor de velocidade na Rua Santo Estanislau, bairro São Jorge, na saída para Linha Pratinha.

 

JUSTIFICATIVA

 

A presente proposição justifica-se pelo fato de que a pouco tempo a presente via foi pavimentada e os motoristas passam por este trecho em alta velocidade, colocando em risco a vida e segurança de moradores e pedestres.

Importante mencionar que a pavimentação se deu posteriormente à construção de casas nesta região, por isso a largura da via é menor, com maior proximidade dos pedestres e aumentando o risco de acidentes.

Buscando atender as necessidades de todos que transitam por este trecho, por maior segurança, solicita-se a instalação de redutor de velocidade com extrema urgência.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 17/2022.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 17/2022

 

Os Vereadores Vlademir Oro e Giovani Busnello Vieira, que subscrevem o presente Requerimento, na forma regimental, requerem, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para que através do setor Competente, informe a esta Casa Legislativa o seguinte:

 

 

1)      Os buracos feitos pela Agência da Casan do Município de Descanso estão sendo reparados de que forma?

2)      Os que já foram feitos, é dessa maneira que irão ficar?

3)      Esses reparos estão sendo feitos pela Administração Pública ou pela própria Agência da Casan?

4)      Se for do setor de Engenharia do Município que está efetuando os reparos, de que forma foi elaborado o Projeto para equipará os danos causados nas vias públicas?

5)      Foi o setor de Engenharia que elaborou o Projeto?

6)      Se sim, é possível encaminhar o Projeto de Lei para os Reparos dos danos causados a esta casa Legislativa?

7)      Se é o Município que está arcando com as despesas, esse valor será ressarcido aos cofres públicos? Se sim, de que forma?

 

 

                     

      

 

2ª SESSÃO ORDINÁRIA VOTAÇÃO DO VETO Nº 03/2022 (PL Nº 81/2022)

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE DEZEMBRO 2022.

Na 2ª Sessão Ordinária que ocorreu no dia 06 de dezembro de 2022 foi votado em Turno Único de Votação o Veto Nº 03/2022 (PL Nº 81/2022.) REJEITADO pela maioria de votos.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE DEZEMBRO 2022.
EXPEDIENTE:
* Indicação Nº 97/2022.
* Moção Nº 36/2022.
ORDEM DO DIA:
Primeira Discussão e Votação:
* Projeto de lei Nº 85/2022.
Segunda Discussão e Votação:
* Ante Projeto de Lei Nº 01/2022. Poder Legislativo.
De autoria dos vereadores Paulo Henrique Burin, Mateus Bolsoni, Vlademir Oro, Marise Terezinha Previde Giombelli e Giovani Busnello Vieira.
Institui o Programa Municipal de Controle de Natalidade de Cães e Gatos, com ações educativas sobre propriedade responsável de Animais no Município de Descanso/SC e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
*Projeto de Lei Nº 78/2022. Poder Executivo.
Autoriza Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 60.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 82/2022. Poder Executivo.
Autoriza Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 45.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 83/2022. Poder Executivo.
Autoriza Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 10.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 84/2022. Poder Executivo.
Declara de Utilidade Pública a Associação Base Futebol Descanso e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.
* Projeto de Lei Nº 86/2022. Poder Executivo.
Autoriza a Abertura de Crédito Adicional Suplementar no valor de até R$ 140.000,00 e dá outras providências. APROVADO por unanimidade de votos.

INDICAÇÃO Nº 97/2022.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
INDICAÇÃO Nº 97/2022.
O vereador Mateus Bolsoni, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal e Secretaria Municipal de Saúde, para que através do setor competente, seja feita contratação de mais médicos para o serviço de saúde do município, conforme a demanda.
JUSTIFICATIVA
A presente proposta visa suprir férias de outros médicos, atender de forma preventiva a saúde do homem e da mulher, bem como evitar a sobrecarga de atendimento na atenção primária.
Com o intuito de diminuir filas e atender com mais agilidade a população que chega até as unidades básicas, a contratação de mais profissionais seria uma ótima alternativa.

MOÇÃO Nº 36/2022.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DEZEMBRO 2022.
MOÇÃO Nº 36/2022.
O vereador Vlademir Oro, vem respeitosamente, MOÇÃO DE HOMENAGEM E RECONHECIMENTO a todos os ex-presidentes da Câmara Municipal de Vereadores de Descanso, pelos excelentes serviços prestados durante seus mandatos na Casa Legislativa.
A presente Moção tem como objetivo destacar, reconhecer e valorizar os feitos de todas as lideranças do Poder Legislativo, que tiveram papel de protagonismo no desenvolvimento histórico, econômico e social de Descanso ao longo de suas décadas de história.
Uma homenagem em reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao desenvolvimento social desta cidade, com reconhecida atuação, contribuindo para o progresso de Descanso.
Uma longa história escrita por aqueles que são como a porta entre o povo e a Administração, visando contribuir para os interesses do município, juntos cada um com sua filosofia divergente se unem formando um só corpo, sustentando não apenas a política, e sim o próprio município.
Nomes eternizados na história do município e na Galeria presente nesta Casa Legislativa, em memória: Thomas Koproski, Willibaldo Hickmann, João C. Lemos, Antônio C. Lemos, José Back, Alfredo A. Barili, Lito A. Poletto, Carlos Beckmann, Joaquim Burin, Vitório Basso, Dorival J. Maroli, José Santore, Albino Picinini, Hermes M. Piaseski, Ervino Mazzardo e Iserso Rover; e aqueles que ainda nos gratificam com sua presença: Eliseu Oro, Wolmir Hubner, Antonio L. Rech, Luiz Brancalioni, Agenor Bonatto, Mauro J. Oro, Gisley F. Baretta, Sadi I. Bonamigo, Alvari L. Mazzardo, Rui Mendonça, Neusa M. da Rosa, Lenoir L. Povala, Agenor Guadagnin, Norberto Araldi, Alberto Brugnerotto, Márcio M. Bortolotto, Alfonso Tessaro, Paulo C. Busnello, Clair A. Peres, David Dalmás, Valdecir F. Casagrande, Genir J. Stasiak, Cleuza A. Maraffon, José A. Sachetti, Vlademir Oro, Marcos Baldo, Volmir A. Casagrande e Odete M. Andrioni Nora.
Uma história que remonta as dificuldades enfrentadas pelos precursores até os dias atuais e que demonstram a importância da união de esforços para que o município continue crescendo e se fortalecendo.
Pessoas vocacionadas ao bem servir, que de forma contínua ajudam a escrever as linhas da história do nosso município, dignas desta homenagem, que mesmo simples, em forma de Moção, reflete o reconhecimento e a
gratidão que este Poder Legislativo tem pelos senhores e senhoras.
Fizeram o uso da Palavra livre os Ex-presidentes: Márcio M. Bortolotto, Lenoir L. Povala, Agenor Guadagnin, Norberto Araldi, Antônio L. Rech e Luiz Brancalione.

CONVOCAÇÃO SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

CONVOCAÇÃO

 

 

 

VLADEMIR ORO, na qualidade de Presidente do Poder Legislativo Municipal, vem respeitosamente, tornar público que será realizada Sessão Extraordinária, às 18h30min, respectivamente, no dia 15 de dezembro de 2022.

Justifica-se a necessidade de deliberação sobre o Projeto de Lei 85/2022, que têm como objeto o que segue:

PROJETO DE LEI Nº 85/2022, QUE “DISPÕE SOBRE A CONCESSÃO DE ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO DE MELHORIA AOS PROPRIETÁRIOS, TITULARES DO DOMÍNIO ÚTIL OU POSSUIDORES, A QUALQUER TÍTULO, DOS BENS IMÓVEIS BENEFICIADOS PELA REALIZAÇÃO DE PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA QUE IDENTIFICA, E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”.

Fica determinado que a comunicação aos vereadores será feita na forma escrita via e-mail, WhatsApp ou notificação pessoal, devendo, posteriormente, também apor sua assinatura no presente edital.

E para constar, realizou-se a convocação dos vereadores eleitos, bem como a fixação de edital no Átrio desta Casa Legislativa, conforme dispõe o art. 128, do Regimento Interno da Câmara de Vereadores.

Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin,

Descanso – SC, 09 de dezembro de 2022.

 

 

 

 

______________________________________

VLADEMIR ORO

Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

 

ELEIÇÃO MESA DIRETORA 2023

SESSÃO DE ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA 2023.
Realizada na manhã do dia 17 de dezembro às 08h45m em Sessão Solene a Eleição da nova mesa diretora para 2023.
A composição da MESA DIRETORA que conduzirá os trabalhos da Câmara Municipal De Vereadores de Descanso em 2023, de acordo com os resultados obtidos na votação no dia de hoje.
Presidente: Vlademir Oro.
Vice-Presidente: Giovani Busnello Vieira.
1º Secretário: Paulo Henrique Burin.
2º Secretário: Mateus Bolsoni.

4ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA 2022.

4ª SESSÃO EXTRAORDINÁRIA DO ANO DE 2022.
Às 18h30m do dia 15 de dezembro realizou-se a 4ª sessão extraordinária de 2022.
Entrou na Sessão para Segunda Discussão e Votação o PROJETO DE LEI Nº 85/2022. APROVADO por maioria de votos.
Dispõe sobre a Concessão de Isenção de Contribuição de Melhoria aos proprietários, titulares do Domínio Útil ou possuidores, a qualquer título, dos bens Imóveis Beneficiados pela realização de Pavimentação Asfáltica que identifica, e dá outras providências.
Art. 1º. Fica concedida a isenção da cobrança de Contribuição de Melhoria com fato gerador na valorização decorrente da execução de obras de pavimentação asfáltica que beneficiarão os imóveis situados nos seguintes trechos e ruas:
I - Rua Professora Bernardina Ghizzi, Distrito de Itajubá;
II -Rua Castelo Branco, XV de Novembro, Sete de Setembro e Presidente Kennedy, Distrito de Itajubá;
III-Rua Coluna Prestes, Pedro Oro e 1º de Maio, Bairro Antônio Rech, sede do Município de Descanso.
IV-Ruas João Czarnobay, José Santore e Prefeito Antônio Cunha Lemos, sede do Município de Descanso.
Esteve presente na Sessão o Gerente do Banco CRESOL do nosso Município, Sr. Gilmar Capellari.
Esposa e filha do Vereador Volmir Adelar Casagrande

DEVOLUÇÃO DUODÉCIMO EXERCÍCIO DE 2022.

A Câmara Municipal de Vereadores de Descanso/SC, por meio do seu Presidente Vlademir Oro, efetuou mais uma devolução do Duodécimo na manhã desta quarta-feira 28 de Dezembro de 2022, totalizando o valor de R$ 267.918,81 (duzentos e sessenta e sete mil, novecentos e dezoito reais e oitenta e um centavos) aos cofres públicos da Prefeitura referente ao ano de 2022.
Isso é fruto de uma gestão séria, com economia e responsabilidade pelo dinheiro público, produzindo assim resultados importantes.

MENSAGEM DO LEGISLATIVO ANO NOVO

Chegamos ao final de mais um ano, no qual enfrentamos desafios e batalhas que nos fizeram acreditar ainda mais que podemos vencer e concretizar novos sonhos, desejos e metas.
Agradecemos a todos que fizeram parte deste ano, em especial aos Parlamentares, servidores e todas as pessoas que contribuíram para o sucesso e crescimento do Legislativo Descansense no ano de 2022.
É tempo de refazer os projetos e planos, definir as nossas metas e de reconsiderar os equívocos cometidos durante este ano que se finda e, que haja êxito e acertos no próximo ano que está por vir.
Agora é hora de confraternizar na expectativa de um novo ano, com esperanças de grandes realizações.
É tempo de PAZ, é tempo de um futuro venturoso, que a festa de final de ano seja de FRATERNIDADE em todos os lares, e que em 2023 as Famílias Descansenses estejam ainda mais unidas pela PAZ e pelo AMOR.
Feliz e Abençoado ANO NOVO.
São os sinceros votos de todos que fazem o Poder Legislativo.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA FEVEREIRO 2023. EXPEDIENTE

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023
EXPEDIENTE:
* Formação das Comissões Permanentes.
* Ofício Nº 44/2023. Poder Executivo
* Projeto de Lei Nº 01/2023.
* Projeto de Lei Nº 02/2023.
* Indicação Nº 01/2023.
* Indicação Nº 02/2023.
FORMAÇÃO DAS COMISSÕES PERMANENTES PARA O EXERCÍCIO 2023 FICOU ASSIM DEFINIDA:
I COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO:
Presidente: Juliano Junior Kasper
Vice-Presidente: Volmir Adelar Casagrande
Membro: Fabiana Pasolini Capelesso
II COMISSÃO LEGISLATIVA DE PARECERES:
Presidente: Mateus Bolsoni
Vice-Presidente: Marise Teresinha Previde Giombelli
Membro: Odete Maria Andrioni Nora

INDICAÇÃO Nº 01/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 01/2023.
Os Vereadores Odete Maria Andrioni Nora, Fabiana Pasolini Capelesso, Juliano Junior Kasper e Volmir Adelar Casagrande subscrevem a presente Indicação, para que através do setor competente, seja criada a Semana Municipal de Prevenção, Conscientização e Combate ao uso de Drogas e Alcoolismo.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição tem como objetivo desenvolver ações que vão fazer a diferença no enfrentamento e combate às drogas e álcool com campanhas educativas, trabalho nas escolas, caminhadas, atos públicos, reuniões, debates, seminários, workshops, fóruns, cartilhas, palestras, visando à conscientização, orientação, prevenção e o atendimento às crianças e às famílias envolvidas neste contexto.
Fica sugerida a realização anualmente na semana correspondente ao dia 26 de junho, data referente ao Dia Internacional de Combate ao Uso de Drogas, sendo esta semana incluída no calendário oficial de eventos do município de Descanso.
Nas últimas décadas, o consumo de drogas e álcool vem aumentando assustadoramente e é cada vez maior o índice de menores de idade envolvidos e com isto há o aumento da criminalidade, disseminação das DST’s e a destruição do ser humano. A droga é um mal na sociedade em que vivemos, atingindo as pessoas independentemente de idade, classe social, profissão, raça, nacionalidade, etnia e cor.
O combate ao uso de drogas e álcool é um comprometimento de todos os entes federativos, e o nosso Município deve fazer a sua parte e por isso os vereadores autores pedem o apoio de todos e aguardam seu pronto atendimento.

INDICAÇÃO Nº 02/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 02/2023.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, que subscreve a presente Indicação, requer para que através do setor competente seja viabilizado, através da Prefeitura, o fornecimento das notas fiscais eletrônicas aos agricultores do município.
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação justifica-se devido a grande dificuldade que os agricultores estão tendo para se adequar às novas normativas e exigências para emissão de notas fiscais eletrônicas.
Importante destacar que a maioria não dispõe dos equipamentos necessários, internet de boa qualidade, bem como a instrução para mexer nos computadores.
Deste modo, seria de extrema importância e necessidade que a Prefeitura disponibilizasse alguém e/ou setor para confecção destas notas aos agricultores do município.

INDICAÇÃO Nº 03/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 03/2023.
Os vereadores Paulo Henrique Burin, Vlademir Oro, Mateus Bolsoni, Giovani Busnello Vieira e Marise Teresinha Previde Giombelli subscrevem a presente Indicação, requerendo para que através do setor competente seja realizada a pavimentação asfáltica nas seguintes ruas: Rua José Bonifácio, Ângelo Bedin e XV de Novembro, em frente à AABB, Rua da República e José Petroski, em frente ao Campo Municipal.
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação tem por objetivo trazer maior conforto e qualidade à vida dos munícipes de Descanso, bem como melhora da trafegabilidade, diminuindo o custo de manutenção e conservação das vias.
A pavimentação asfáltica, entre outras funções, é capaz de resistir e distribuir ao subleito os impactos na superfície e melhora as condições de rolamento proporcionando comodidade e segurança, se tornando um meio mais duradouro.
Além de que a aposta em componentes esteticamente agradáveis, como o asfalto, contribui também para o desenvolvimento econômico e social do local.
Deste modo, o vereador signatário aguarda seu pronto atendimento.

INDICAÇÃO Nº 04/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 04/2023.
O vereador Volmir Adelar Casagrande, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize a substituição das lixeiras da Vila São Valentin, por lixeiras maiores e mais resistentes, com o fim de absorver a demanda existente no local.
JUSTIFICATIVA
Atualmente a comunidade conta com todos os pontos de lixeira instalados, porém são pequenas para suportar toda a demanda, tendo em vista que todo o interior deposita seu lixo ali.
Ocorre que o lixo se acumula ao redor da lixeira, chamando animais que espalham e acaba gerando desconforto e mal cheiro a todos que por ali passam.
O vereador signatário já tentou solucionar o problema em conversa com o secretário de urbanismo, porém não obteve retorno nem resposta.
Com o objetivo de manter as ruas da comunidade em condições de higiene adequadas, além de ser uma questão ambiental de grande relevância a presente medida é de suma importância e o autor aguarda seu pronto atendimento.

INDICAÇÃO Nº 07/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 07/2023.
O Vereador Vlademir Oro, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize as melhorias necessárias no acesso à propriedade de Joacir Degani, na Linha Leste.
JUSTIFICATIVA
Considerando as péssimas condições em que se encontra o acesso para a propriedade, dificultando a passagem de veículos de pequeno e grande porte, bem como o escoamento da produção agrícola;
Considerando a necessidade de medidas reparadoras para melhora da trafegabilidade, bem como condições adequadas de segurança;
A presente proposição visa atender as reivindicações dos moradores e com base nisso melhorar a qualidade de vida destes, que encontram muitos transtornos e dificuldades para ter acesso a sua propriedade.
Pelos motivos expostos, o vereador signatário aguarda atendimento da presente Indicação com a máxima urgência.

INDICAÇÃO Nº 09/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 09/2023.
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize patrolamento, cascalhamento e compactação na estrada geral da Linha Gaúcha.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a estrada de acesso mencionada se encontra em situação precária há muito tempo, causando transtorno aos moradores.
A presente Indicação tem por objetivo trazer melhores condições, garantindo conforto, qualidade e segurança às famílias que vivem e contribuem no nosso município.
Pede-se urgência, pois no dia 18 de fevereiro terá o Tradicional Jantar do Cupim, o qual tem grande fluxo de veículos.
Torna-se, portanto, necessária e urgente à intervenção do Poder Público, com o objetivo de atender os munícipes que tanto precisam.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA FEVEREIRO 2023. EXPEDIENTE

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
EXPEDIENTE:
*Indicação Nº 05/2023.
*Indicação Nº 06/2023.
Primeira Discussão e Votação:
*Projeto de Lei Nº 01/2023.
Tribuna Livre:
Vanda R. Cerezer Manica - Assunto Associação Cultural de Descanso.

INDICAÇÃO Nº 05/2023.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 05/2023.
O vereador Volmir Adelar Casagrande que subscreve a presente Indicação, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize a pavimentação asfáltica ou com pedras irregulares (calçamento) nos seguintes trechos: Rua ao lado do Campo da Vila São Valentin, que dá início a Linha Jabuticabal; Rua do cemitério de São Valentin; Pátio da Igreja e Ginásio da Vila São Valentin.
JUSTIFICATIVA
Esta é uma melhoria reivindicada por toda a comunidade em pontos de grande circulação e encontro.
A presente medida visa garantir maior conforto e qualidade de vida aos moradores e de quem acessa esses lugares, melhorando o trânsito e a segurança dos usuários.
O vereador signatário compromete-se em tentar reunir recursos para a realização das presentes obras, tendo em vista que considera de grande necessidade e valia.
Certo da compreensão de todos quanto aos benefícios da pavimentação ou calçamento nestes locais, o vereador autor conta com o apoio de todos.

INDICAÇÃO Nº 06/2023.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
INDICAÇÃO Nº 06/2023.
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, promova a construção de parque infantil no Bairro Antônio Rech, município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Os munícipes do bairro Antônio Rech solicitaram a implantação de uma área de lazer, especificamente um parque infantil, nas imediações, para que as crianças tenham um local apropriado para se divertir.
Ao brincar, as crianças não desenvolvem apenas as suas capacidades físicas, mas, principalmente, as suas competências emocionais e sociais.
Considerando que o processo de socialização através de brincadeiras, brinquedos e jogos tem se tornado cada vez mais uma competência necessária que estes precisam desenvolver no cotidiano.
Considerando que proporcionar estes momentos lúdicos contribui para o crescimento profissional e para o desenvolvimento social da criança. O que refletirá na comunidade, que terá profissionais mais esclarecidos e crianças mais criativas e dinâmicas. No futuro, cidadãos mais conscientes do seu papel social.
Pelos motivos acima expostos, a vereadora signatária aguarda seu pronto atendimento.

PAUTA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA FEVEREIRO 2023

PAUTA 4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
EXPEDIENTE:
* Ofício 71/2023.
* Projeto de Lei Nº 03/2023.
* Emenda Modificativa 01 ao PL 02/23.
* Emenda Modificativa 02 ao PL 02/23.
* Emenda Supressiva 01 ao PL 02/23.
* Indicação Nº 08/2023.
* Indicação Nº 10/2023.
* Indicação Nº 11/2023.
* Indicação Nº 14/2023.
* Indicação Nº 15/2023.
* Indicação Nº 16/2023.
* Moção Nº 01/2023.
SEGUNDA DISCUSSÃO E VOTAÇÃO:
* Projeto de Lei Nº 01/2023. APROVADO por unanimidade de votos.
Altera Vencimento do Cargo de Diretor de Unidade Escolar, criado pela Lei 1681/2019 e dá outras providências.
TRIBUNA LIVRE:
Andresa Paula Priori - Diretora da Creche Professora Gracinha.
Andressa comentou sobre a escolha e qualificação dos diretores escolares das unidades de ensino do município para o exercício 2023/2024.

INDICAÇÃO Nº 08/2023.

INDICAÇÃO Nº 08/2023.
O vereador Volmir Adelar Casagrande subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal e Conselho de Trânsito, para que através do setor competente, providencie a construção de uma lombada ou outro redutor de velocidade, no Km 78,4, no trecho compreendido entre o Bar e Bolão 48 Dalbosco e o Açougue Zandoná, na Vila São Valentin.
JUSTIFICATIVA
Considerando o intenso tráfego de veículos e pedestres nesta via.
Considerando que embora exista a presença de placas indicando a velocidade máxima de 40 Km/h, estas sinalizações não são respeitadas pela maioria dos motoristas.
Considerando o risco eminente de acidentes neste trecho, colocando em perigo a integridade de quem transita pelo local.
Considerando ser um pedido antigo de moradores e deste vereador, solicita-se com urgência a tomada de providências.

INDICAÇÃO Nº 10/2023

INDICAÇÃO Nº 10/2023.
Os vereadores Mateus Bolsoni, Paulo Henrique Burin, Giovani Busnello Vieira, Vlademir Oro e Marise T. Previde Giombelli, que subscrevem a presente Indicação, na forma regimental, requerem o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente sejam realizadas as reformas necessárias nos banheiros do Campo Municipal e vestiários.
JUSTIFICATIVA
O município de Descanso sedia campeonatos municipais, regionais e estaduais no Campo Municipal, sendo bastante prestigiado pela população Descansense, recebendo participantes, delegações e público de diversos municípios da região.
Contudo, os banheiros encontram-se em péssimas condições devido ao mal-uso e também pelo tempo que não é feita nenhuma manutenção. Os banheiros atualmente não atendem as necessidades básicas, formando filas extensas e situações desagradáveis quanto a sua higiene.
Essa é uma reivindicação da comunidade, ou seja, de toda a população, crianças, jovens e adultos e por isso é solicitada com a necessária urgência, pois é nossa a responsabilidade de dar uma melhor qualidade de vida aos cidadãos, oferecendo uma estrutura com acomodações saudáveis e corretas.

INDICAÇÃO Nº 11/2023.

INDICAÇÃO Nº 11/2023.
O vereador Mateus Bolsoni, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja fornecido uniforme escolar aos alunos matriculados na Rede Municipal de ensino de Descanso, da pré-escola ao 5º ano.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição trata de um benefício aos alunos da rede municipal, visando, dentre outros motivos, a uniformização dentro das salas de aula, evitando constrangimentos, que notadamente mesmo dentro da esfera pública registram-se diferenças sociais e trazendo maior igualdade entre todos.
Essa padronização também auxilia na identificação do aluno, cooperando para uma maior segurança e controle de entrada de pessoas nos estabelecimentos de ensino.
Para que uma sociedade se desenvolva com méritos e favoreça um bem-estar a todo povo que ela pertence, a educação precisa ter prioridade e todos que nela ingressem tenham o direito de crescer criticamente, politicamente e socialmente.
Esta Indicação tem caráter complementar a essas políticas e iniciativas e objetiva criar condições favoráveis para a inserção dos alunos, principalmente os mais carentes, na escola pública.
Certo da compreensão que a presente causa necessita, o vereador signatário solicita o apoio de todos para aprovação e implantação da Indicação.

INDICAÇÃO Nº 14/2023.

INDICAÇÃO Nº 14/2023.
O vereador Paulo Henrique Burin, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize limpeza, alargamento, cascalhamento, colocação de bueiros, patrolamento e compactação no trecho que inicia na Linha Bonita, passando pelas famílias Reck e Frigo, seguindo para a Linha Barra do Erval, passando pelas famílias Pedreti e Desanti, até a ponte que faz divisa com Iraceminha.
JUSTIFICATIVA
Em visita a estas comunidades, foi constatado o estado precário das estradas, tornando a mesma quase intransitável em períodos de chuva o que acaba dificultando o acesso, prejudicando assim os moradores e por quem ali necessite transitar.
Considerando ser uma região de grande e forte produção hortifrúti, precisa com urgência de melhores estradas para poder desempenhar com maior qualidade e sem prejuízos seu trabalho.
Considerando que é dever do município zelar pelas vias públicas, e que o Governo tem a missão de atender a todos, ordenando e dando segurança no trânsito e bem-estar da população.
Diante dos motivos acima expostos e da urgência e necessidade da prestação de serviço a fim de solucionar os problemas que causam tanto transtorno para estes munícipes, o vereador signatário realiza a presente Indicação e aguarda sua efetivação.

INDICAÇÃO Nº 15/2023.

INDICAÇÃO Nº 15/2023.
Os Vereadores Odete Maria Andrioni Nora, Fabiana Pasolini Capelesso, Juliano Junior Kasper e Volmir Adelar Casagrande que subscrevem a presente Indicação, na forma regimental, requerem o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente seja estudado uma possibilidade de implantação de uma linha de ônibus intermunicipal, em parceria com os municípios vizinhos, especialmente no trecho entre Santa Helena e Belmonte.
JUSTIFICATIVA
Considerando que muitos munícipes não possuem meio de transporte próprio, necessitando de auxílio para se locomover.
Considerando a grande quantidade de pessoas que trabalham nos municípios vizinhos e vice-versa.
Considerando não terem mais opções de horários e linhas na rodoviária do município de Descanso.
Visando garantir maior economia de tempo, dinheiro, qualidade e autonomia às pessoas que necessitam de um meio de transporte, além que de certa forma movimentaria mais o município.
Diante o exposto, indica o estudo e a criação em caráter de urgência de uma linha de ônibus intermunicipal, para amenizar o problema dos trabalhadores do município de Descanso.

INDICAÇÃO Nº 16/2023.

INDICAÇÃO Nº 16/2023.
O vereador Vlademir Oro que subscreve a presente Indicação, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, Conselho de Trânsito do município de Descanso e ao Órgão Competente, para que realize reparos e manutenção no acostamento da Avenida Santa Helena, do Restaurante Carga Pesada ao Trevo de Descanso.
JUSTIFICATIVA
A presente iniciativa objetiva a realização de reparos no trecho citado, considerando o atual estado de depreciação desta via, necessitando com urgência da devida manutenção.
Considerando o tráfego intenso o presente trecho tem causado transtornos que dificultam a acessibilidade/mobilidade dos condutores de veículos e até mesmo dos pedestres, além do risco de causar danos desnecessários aos veículos, bem como acidentes.
Pelos motivos expostos, aguarda o atendimento do pedido abordado na presente Indicação.

PAUTA 5ª SESSÃO ORDINÁRIA FEVEREIRO 2023.

5ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
EXPEDIENTE:
* Pedido de Afastamento do Presidente Vlademir Oro.
Primeira Discussão e votação:
* Emenda Modificativa 01 ao PL 02/23.
* Emenda Modificativa 02 ao PL 02/23.
* Emenda Supressiva 01 ao PL 02/23.
* Projeto de Lei Nº 02/2023.
* Projeto de Lei Nº 03/2023.

PEDIDO DE AFASTAMENTO CARGO PRESIDENTE MESA DIRETORA.

5ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS FEVEREIRO 2023.
PEDIDO DE AFASTAMENTO:
O Presidente e Vereador Vlademir Oro solicitou Licença do cargo de Presidente da Mesa Diretora, passando assim o cargo para o Vice-presidente Giovani Busnello Vieira.
Com o fulcro que dispõe o art. 19, inciso III, da Lei Orgânica Municipal e art. 63, inciso IV, da Resolução 002/96 _ Regimento Interno da Câmara e alterações efetuadas através da Resolução Nº 01/2012, de 09 agosto de 2012, solicito ao Plenário desta Casa Legislativa Licença do Cargo de Presidente da Mesa Diretora, por período indeterminado, a contar de 01 de março de 2023.

MOÇÃO Nº 01/2023.

MOÇÃO Nº 01/2023.
Os vereadores Fabiana Pasolini Capelesso, Juliano Junior Kasper, Odete Maria Andrioni Nora e Volmir Adelar Casagrande, vêm respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, se aprovada for, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APLAUSO, aos novos gestores escolares de ensino do município aprovados para o ano de 2023 e 2024.
Através de um Decreto, o Governo Municipal de Descanso e a Secretaria de Educação e Cultura, alterou e regulamentou o processo de escolha e qualificação dos diretores escolares das unidades de ensino do município.
Para participar os interessados devem cumprir alguns requisitos como possuir graduação na área de educação, entregar um plano de gestão a ser aprovado por professores, pais e alunos, e em caso de ACT, comprovar no mínimo 05 (cinco) anos de experiência em sala de aula, entre outros requisitos.
Para o exercício de gestão 2023-2024, foram aprovados: Silvane Frigotto Dutkievicz - EBM Cachoeirinha; Fátima de Ben Dal Mago - CEIEF Getúlio Vargas; Claudete Tessaro Zanol - CEI Judit Ângela Balbinot Prigol; Marilene Inês Heneka Pilati - CEEF Paulo Henrique Pissaia; e Andresa Paula Priori - Creche Professora Gracinha.
O papel de um diretor é de fundamental importância para a transformação, o bom funcionamento da escola com planejamento, liderança colegiada e acompanhamento dos processos de ensino-aprendizagem, com olhar atento às necessidades em suas mais variadas dimensões, que garantirão o sucesso de todos.
O trabalho escolar é essencialmente coletivo e seus resultados são produto de toda a equipe de profissionais, de seus estudantes e familiares envolvidos no processo educativo, cabendo a coordenação deste processo ao diretor escolar.
Deste modo, esta Moção é uma forma de homenagear esses profissionais tão importantes, que possuem em suas mãos uma grande carga de responsabilidade em formar e transformar nossas futuras gerações.
Parabéns
a todos pela aprovação neste novo processo e os desejos são de ótimos anos de trabalho e que a educação do nosso município continue avançando!

PROJETOS E EMENDAS APROVADOS EM SEGUNDA VOTAÇÃO.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
PROJETOS E EMENDAS APROVADOS POR UNANIMIDADE DE VOTOS EM SEGUNDO TURNO DE DISCUSSÃO E VOTAÇÃO.
* Emenda Modificativa 01 ao PL 02/23.
Altera a Redação do artigo 2º, do Projeto de Lei Nº 02/2023, que "Estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Descanso e dá outras Providências".
* Emenda Modificativa 02 ao PL 02/23.
Altera a Redação do § 3º do Artigo 29 do Projeto de Lei Nº 02/2023, que "Estabelece a estrutura e o funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Descanso e dá outras Providências".
* Emenda Supressiva 01 ao PL 02/23.
Suprime a Redação do Artigo 16 do Projeto de Lei Nº 02/2023, que "Estabelece a Estrutura e o Funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Descanso e dá outras Providências".
PROJETO DE LEI Nº 02/2023.
Estabelece a Estrutura e o Funcionamento do Conselho Tutelar do Município de Descanso e dá outras Providências.
PROJETO DE LEI Nº 03/2023.
Autoriza o Executivo Municipal a Firmar Termo de Fomento com o CTG- Centro de Tradições Gaúchas Candeeiro do Oeste e dá outras providências.
Art. 1º -Fica o Executivo Municipal autorizado a firmar parceria, mediante celebração de Termo de Fomento, com o CTG- CENTRO DE TRADIÇÕES GAÚCHAS CANDEEIRO DO OESTE, visando o repasse financeiro no valor de até R$ 30.000,00 (trinta mil reais).

INDICAÇÃO Nº 13/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÃO Nº 13/2023.
O vereador Paulo Henrique Burin, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize a revitalização e pavimentação asfáltica, bem como troca das lâmpadas de iluminação pública por lâmpadas de LED na Avenida Santa Rosa.
JUSTIFICATIVA
A presente indicação se justifica visando atender a necessidade de nossa população, pois a referida avenida há muitos anos não recebe manutenção, encontrando-se em péssimo estado de conservação.
Ainda, tem como objetivo oferecer condições adequadas e seguras para a trafegabilidade na referida Rua, além de melhoramento na iluminação pública do município através da instalação de lâmpadas LED, que comprovadamente tem maior durabilidade.
São medidas que irão proporcionar tranquilidade e satisfação aos pedestres e moradores das imediações. Lembrando que é um direito de todo cidadão transitar em vias públicas com segurança e a Administração tem o dever e obrigação de oferecer e zelar por essa segurança.

INDICAÇÃO Nº 20/2023 E INDICAÇÃO Nº 21/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÕES Nº 20 E 21/2023 de autoria do Vereador Mateus Bolsoni.
INDICAÇÃO Nº 20/2023.
O vereador Mateus Bolsoni, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, estude a possibilidade de contratação de segurança para as dependências das escolas municipais.
JUSTIFICATIVA
O objetivo da presente Indicação, contratação de seguranças para resguardo das instituições, é para garantir a segurança de alunos, professores e funcionários das escolas municipais.
Tais medidas atuam e são eficientes como forma de coibir e desestimular ações de violência, prática de delitos e apurar eventuais ocorrências dentro das escolas.
É preciso se precaver e resguardar o direito de crianças e adolescentes à educação, garantir a integridade física de todos e permitir o bom funcionamento das escolas.
INDICAÇÃO Nº 21/2023.
O vereador Mateus Bolsoni, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, providencie o serviço de limpeza nos arredores do S.C.F.V – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos da Comunidade de Linha Campinas.
JUSTIFICATIVA
Considerando que no determinado local frequentam muitas crianças, munícipes procuraram este vereador cobrando providências no sentido de proceder à limpeza do terreno acima mencionado, visando evitar a proliferação de animais peçonhentos.
Importante destacar a necessidade para limpeza e manutenção do local, a fim de proporcionar um espaço adequado e de qualidade à população.
Podendo até se pensar na possibilidade de dar continuidade na horta Comunitária que no governo passado tinha neste determinado espaço.

INDICAÇÃO Nº 22/2023.

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÃO Nº 22/2023.
O vereador Vlademir Oro, que na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado reparos em pontos necessários na extensão da Rua Hélio Wassun, mais precisamente na Rua em que reside o aluno da APAE Jardel Gomes.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição justifica-se pela necessidade de se oferecer aos moradores da localidade, alunos, pedestres e motoristas, condições dignas e com segurança de transitar na referida rua, além de trazer benefícios para a população com a melhoria do fluxo diário.
O vereador signatário conta com a tomada de providências para a indicada medida, que se faz necessária e urgente.

NOVA MESA DIRETORA.

MESA DIRETORA
Conforme Solicitação de licença do Cargo de Presidente encaminhada e aprovada por esta casa a Mesa Diretora fica composta da Seguinte Maneira:
Presidente: Vereador Giovani Busnello Vieira.
Vice-Presidente: Vereador Paulo Henrique Burin.
Secretário: Vereador Mateus Bolsoni

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023. EXPEDIENTE

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023
EXPEDIENTE:
*Prestação de Contas- Fevereiro/2023.
*Ofício Nº 093/2023 - Poder Executivo.
*Projeto de Lei Nº 04/2023.
*Indicação Nº 24/2023.
*Indicação Nº 25/2023.
*Indicação Nº 27/2023.

INDICAÇÃO Nº 24/2023

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÃO Nº 24/2023.
O vereador Giovani Busnello Vieira, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, e estudo pelo Conselho de Trânsito, realize a instalação de redutor de velocidade nas determinadas ruas: Coluna Prestes (entrada do Bairro Antônio Reck), Antônio Wronski e Felix Jaroseski (entre a Rua da República e Rua Antônio Wronski).
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação vem a pedido dos moradores que cobram por providências, tendo em vista a imprudência dos motoristas que trafegam em alta velocidade, bem como garantir que o trânsito flua adequadamente e com segurança.
Referida reivindicação é pertinente, visto que as ruas são muito movimentadas, colocando em risco outros condutores e pedestres.

INDICAÇÃO Nº 25/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÃO Nº 25/2023.
O vereador Paulo Henrique Burin, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, seja realizado a pavimentação com pedras irregulares (calçamento) na extensão da Rua Rui Barbosa, no bairro Ouro Verde.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição tem como objetivo atender de forma satisfatória aos moradores do local, bem como todos aqueles que necessitem por ali transitar, considerando que foi realizada pavimentação restou um pequeno trecho.
Ainda, importante mencionar que a atual medida contribuirá com o desenvolvimento e urbanização do nosso município, valorização dos imóveis e garantia de melhor qualidade de vida e conforto.
Certo da compreensão, o vereador signatário pede e aguarda seu pronto atendimento.

INDICAÇÃO Nº 27/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS MARÇO 2023.
INDICAÇÃO Nº 27/2023.
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente Secretaria de Segurança Pública do Estado de Santa Catarina e órgãos competentes, para que através do setor competente, seja fornecido uma viatura para a Polícia Militar do município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a Polícia Militar tem papel de relevância, uma vez que se destaca, também, como força pública estadual, primando pelo zelo, honestidade e correção de propósitos com a finalidade de proteger o cidadão, sociedade e os bens públicos e privados, coibindo os ilícitos penais e as infrações administrativas.
Considerando que para atender as demandas o efetivo de Descanso conta com duas viaturas, porém apenas uma em bom estado de conservação e uso, sendo o outro veículo antigo e em situação precária de manutenção.
Considerando o cenário atual o mesmo inviabiliza a otimização dos serviços prestados à nossa sociedade, tendo o efetivo utilizado para os deslocamentos de atendimentos das demandas diárias um único veículo.
Considerando a área de ação, bem como pensando no serviço prestado com maior eficiência e sem desgaste dos profissionais e como forma de reconhecer e qualificar o serviço prestado.
Deste modo e certa da compreensão de todos quanto a necessidade em se prover meios adequados ao exercício de uma profissão tão importante quanto a segurança pública de um município, requer seja realizada a aquisição de uma viatura para a Polícia Militar de Descanso.

Indicação nº 12/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 12/2023
O vereador Paulo Henrique Burin, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, realize a pavimentação com pedras irregulares (calçamento) no morro da Linha Pratinha, em sua totalidade, município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Considerando que é dever do município zelar pelas vias públicas, ordenando e dando segurança no trânsito e bem-estar da população, devendo a prevenção ser paradigma dessa administração.
Considerando que o calçamento proporciona maior qualidade de vida, valorização dos imóveis e trafegabilidade de veículos e pedestres.
Considerando tratar-se de um morro, este necessita de trabalhos constantes de recuperação para permitir o seu trajeto.
Trata-se de um anseio comunitário, solicitado mais de uma vez e que ameniza os transtornos causados pela ação do tempo, tanto no período chuvoso quanto nos períodos de seca.
Seguro da importância da manutenção das nossas estradas, o vereador signatário aguarda seu atendimento.

Indicação nº 17/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO 17/2023
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, para que providencie a instalação de lâmpadas LED no final da Avenida Martin Piaseski, trecho que inicia na residência de Genir José Stasiak até a residência de Neca Campana.
JUSTIFICATIVA
Quando do início do melhoramento da iluminação pública do município através da instalação de lâmpadas LED, a Avenida Martin Piaseski foi a primeira a ser contemplada. Contudo, referidas instalações não abrangeram a parte final da Avenida, na saída para Linha Campinas.
Importante ressaltar que a iluminação pública vai até o início do “morro do campana”, sendo que todos os moradores dessa localidade também contribuem com o pagamento da taxa de iluminação pública e possuem como endereço a Avenida Martin Piaseski.
Dito isto, requer do Poder Executivo que, através do setor competente, objetivando o tratamento isonômico de todos os moradores, providencie a substituição das lâmpadas convencionais pelas lâmpadas de LED em TODA a Avenida Martin Piaseski, especificamente na localidade mencionada.
Por fim, frisa-se que a presente indicação se refere tão somente à Avenida Martin Piaseski em razão de ter sido uma das Ruas contempladas pela substituição das lâmpadas e parte dos moradores dessa localidade terem sido excluídos do programa, mas que a Vereadora signatária é favorável à substituição das lâmpadas em todas as Ruas e Avenidas do município, o que corrobora com a economia de energia e no embelezamento da cidade.

Indicação nº 18/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 18/2023
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado um estudo de viabilidade para implantação da coleta seletiva de lixo e reciclagem no município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Considerando que o gerenciamento do meio ambiente e o controle da poluição são considerados os potencializadores para o desenvolvimento de um município, pois estes agregam qualidade de vida à população e que a Administração tem uma responsabilidade cada vez maior com a gestão da natureza.
Considerando as necessidades atuais quanto ao crescimento da sociedade, preservação e manutenção do meio ambiente é que se justifica a presente Indicação. Pois através da coleta seletiva de lixo é possível contribuir com a limpeza da cidade e interior, evita o entupimento de bueiros, diminui a poluição de solos e rios, evita o mau cheiro e surgimento de insetos, contribuindo com a saúde da população.
Considerando que a atividade em questão gera emprego e renda aos trabalhadores do setor, que também contribuem com a diminuição de gastos com a limpeza urbana e que Descanso é um dos poucos municípios da região que não possuem coleta seletiva de lixo e reciclagem.
Ademais, é extremamente importante a instalação de lixeiras comunitárias, uma destinada ao lixo orgânico e outra para o lixo seco, reciclável, a fim de dar o destino correto ao lixo, não colocando em locais impróprios e de modo a facilitar a recolha do mesmo.
Diante do exposto requer seja atendida a presente Indicação, de forma a contribuir com o nosso município.

Indicação nº 19/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 19/2023
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizada a revitalização da placa do monumento que dá nome à Prefeitura.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição tem como objetivo contribuir com o embelezamento do município e reforçar a identidade da população, considerando o estado atual e por se tratar de monumento de grande valor e importância para Descanso.

Indicação nº 23/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 23/2023
O vereador Mateus Bolsoni, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizada a contratação de serviço de transporte escolar adequado para os alunos da creche da Linha Campinas até o Distrito de Itajubá.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição justifica-se em face da carência de muitas famílias ao transporte escolar para crianças que frequentam a creche.
Considerando que na Linha Campinas há 10 crianças de 1 a 4 anos que não frequentam a escola por não possuir meio de transporte e que nestas a renda familiar da maioria é de apenas um salário mínimo, pois um dos pais necessita ficar em casa com a criança, sendo que se houvesse transporte poderia optar por trabalhar também, aumentando a renda e alcançando melhores condições de vida.
Considerando que cerca de 4 crianças que frequentam a creche no município de Descanso optariam pelo Distrito de Itajubá se tivessem transporte escolar.
Cumpre destacar que a Constituição Federal assegura o direito à educação, que é considerado direito público subjetivo, como dever do Estado e da família (art. 205, CF/88), estabelecendo que esse dever será efetivado mediante a garantia de “educação infantil, em creche e pré-escola, às crianças até 5 (cinco) anos de idade” (art. 208, inciso IV CF) e mediante “atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde” (art. 208, inciso VII, CF).
Conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, Lei nº 9.394/96, os entes federativos são responsáveis pelo transporte escolar dos alunos matriculados em suas respectivas redes de ensino, conforme previsto no art. art. 11, inciso VI, e, portanto, o Município, que é responsável pela oferta da educação infantil, é igualmente responsável pelo fornecimento do transporte escolar para essa faixa etária, sempre que necessário.
Ainda, a modalidade da educação infantil, por atender a crianças muito pequenas, deve ser fornecida, sempre que possível, próximo à residência do aluno, evitando-se tanto quanto o possível o deslocamento (art. 53 do Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei nº 8.069/90).
Visto isso, é de suma importância a tomada de providências de modo urgente, garantido o pleno exercício de seus direitos e acesso a escola e educação.

Indicação nº 28/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 28/2023
O vereador Juliano Junior Kasper, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, seja realizado patrolamento, cascalhamento e colocação de tubos na estrada que liga a Linha Santa Catarina até a Linha Leste e o entroncamento da Linha Jorge Lacerda, que passa pelas famílias Capelari.
JUSTIFICATIVA
Considerando ser um pedido de Osmar Degani que tem uma grande granja de suínos e Eleotério Agostini que tem a maior granja de aves do nosso município.
Considerando a necessidade de medidas reparadoras para melhora da trafegabilidade, bem como condições adequadas de segurança;
O vereador signatário pede que seja dado uma atenção especial e melhoria em certos pontos, tendo em vista a grande contribuição destes para nosso município.

Indicação nº 29/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 29/2023
O vereador Juliano Junior Kasper, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo e Conselho Municipal de Trânsito, para que através do setor competente, seja instalado um redutor de velocidade, bem como sinalização com faixa de pedestres nas proximidades do Cemitério da Linha Campinas, trecho da SC 163, km72 do município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Considerando se tratar de via com grande fluxo de pessoas e veículos.
Considerando ser uma importante rua de comércio de vários segmentos, inclusive de uma Igreja.
Considerando o alto número de acidentes, até mesmo com vítimas fatais.
A presente proposição busca trazer maior segurança e evitar que mais acidentes ocorram, desta forma se aguarda a tomada de providências pelo setor competente em caráter urgente.

Indicação nº 30/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 30/2023
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo e Conselho Municipal de Trânsito, para que através do setor competente, seja realizada a pavimentação com pedra irregulares (calçamento) na Rua 25 de Março, entre a Rua Félix Jaroseski e Rua Teresina Ciechanowski, passando em frente a propriedade de Claudio Pereira, bem como implantação de tubos de 60cm de diâmetro, em 40m de extensão, e conserto do registro da CASAN danificados pelo Poder Público.
JUSTIFICATIVA
A pavimentação de ruas é um tema importante, uma vez que ela afeta diretamente a qualidade de vida das pessoas e da cidade em si, além de ser fundamental para a segurança dos motoristas, pedestres e ciclistas, bem como para a preservação do tráfego.
Além disso, com a pavimentação da Rua Félix Jaroseski, o escoamento do trecho da Rua 25 de Março, que passa em frente ao morador Claudio Pereira, foi danificado, escoando para sua propriedade toda água, causando inúmeros transtornos e prejuízos.
Ainda, durante a pavimentação mencionada, foi danificado o registro da CASAN em sua propriedade que ainda não foi consertado.
Diante de tantos fatos que prejudicam a vida desse morador e que deveria ser amparado integral e principalmente em questões de direito básico, e que ainda foram causados por quem deveria o auxiliar e promover seu bem-estar.
Certo da compreensão de todos quanto aos fatos apresentados e da importância destes na vida deste morador, o vereador signatário aguarda seu pronto atendimento.

Indicação nº 31/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 31/2023
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo e Conselho Municipal de Trânsito, para que através do setor competente, sejam realizadas melhorias na lombada da Avenida Martin Piaseski, em frente a padaria Le Portir e Loja De Casa.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição justifica-se devido ao estado danificado em que se encontra, com muitas irregularidades, causando prejuízos aos veículos que por ali precisam passar, bem como transtorno aos comerciantes deste trecho.

Moção nº 02/2023

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
MOÇÃO Nº 02/2023
O vereador Mateus Bolsoni, requer o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Senhor Jorginho Mello, Governador do Estado de Santa Catarina e a Excelentíssima Senhora Carmen Zanotto, Secretária de Estado da Saúde, nas seguintes considerações e termos:
PARA QUE SEJAM RETOMADAS COM URGÊNCIA AS CIRURGIAS ELETIVAS DE ALTA COMPLEXIDADE NA ÁREA DA SAÚDE PÚBLICA.
Considerando a suspensão da realização de procedimentos e cirurgias eletivas de alta complexidade no Estado de Santa Catarina;
Considerando que o Sistema de Saúde não tem conseguido atender com eficácia necessária os procedimentos eletivos e a situação se agravou ainda mais com a pandemia da COVID- 19, aumentando consideravelmente a fila de espera, o que torna urgente a retomada dos procedimentos eletivos;
Considerando que a demora no atendimento de cirurgias eletivas de média e alta complexidade pode trazer graves prejuízos aos pacientes, além de congestionar cada vez mais o Sistema de Saúde;
Considerando que os procedimentos eletivos poderão ser retomados de forma escalonada e com critérios de prioridade;
Baseado nisto a presente Moção tem como objetivo demonstrar a necessidade urgente da retomada das cirurgias eletivas, levando em consideração os casos mais urgentes e prioritários.

Indicação nº 32/2023

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 32/2023
O vereador Vlademir Oro, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo e Conselho Municipal de Trânsito, para que através do setor competente, seja realizado patrolamento, cascalhamento e compactação na Linha Sanga Curta, mais especificamente da BR 282 contornando a Linha Sanga Curta até a BR 282 novamente.
JUSTIFICATIVA
Considerando que a referida Indicação solicitando melhorias necessárias neste trecho faz-se necessária devido as más condições em que ela se encontra.
Considerando que em abril é realizada a tradicional festa da comunidade.
De modo que os municípios brasileiros têm suas respectivas secretarias de obras, cuja atribuição é, dentre outras, o zelo pelo patrimônio público, incluindo as estradas, se torna imprescindível a tomada de medidas urgentes para oferecer boa trafegabilidade aos condutores de veículos, segurança e condições adequadas e de conforto aos moradores que cumprem com suas obrigações.
Diante do exposto, e certo da compreensão de todos, o vereador signatário conta com o pronto atendimento.

Indicação nº 33/2023

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
INDICAÇÃO Nº 33/2023
O vereador Paulo Henrique Burin, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, Conselho Municipal de Trânsito e SIE – Coordenadoria Regional de Infraestrutura do extremo Oeste, para que através do setor competente, seja instalado um redutor de velocidade na saída da Linha Campinas, mais precisamente em frente a creche – Espaço Infantil Tia Cris e Stacar Pneus.
JUSTIFICATIVA
Considerando se tratar de uma reivindicação antiga dos moradores e usuários desta via, com importantes pontos de comércio.
Considerando o alto fluxo de veículos, especialmente os de grande porte, como ônibus e caminhões e os inúmeros acidentes ocorridos neste local pelo desrespeito de alguns condutores que excedem o limite de velocidade, a presente medida será importantíssima para contribuição e manutenção da segurança e integridade de todos.
Considerando ainda que outras medidas foram tomadas, como sinalização, instalação de placas informando a velocidade máxima, bem como presença de escola, porém não surtindo efeito.
Desta forma, o apelo que se faz é para aumentar a segurança dos que transitam por este trecho diariamente e a instalação de um redutor de velocidade seria de ótima contribuição.

Indicação nº 34/2023

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente sejam realizadas ações de melhoria como patrolamento, abertura de valetas e cascalhamento no trecho entre as propriedades da família de Paulo Weber, Zebio Weber, Wagner Lorencini e Vilson Lorencini, na Linha São José.
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação se justifica visto que o referido trecho se encontra estado precário, necessitando com máxima urgência de intervenções, tornando difícil a locomoção e acesso por parte dos moradores às suas propriedades e demais pessoas que por ali trafegam.
Com base no exposto a vereadora signatária pede e aguarda seu pronto atendimento.

Indicação nº 35/2023

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
O vereador Paulo Henrique Burin, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, Conselho de Trânsito Municipal e Polícia Militar de Descanso, para que através do setor competente seja instalado um redutor de velocidade na Rua 2 de Julho, mais precisamente entre a Creche Municipal e o Conselho Tutelar, bem como instalação de Câmera de Vigilância de 360º da Polícia Militar.
JUSTIFICATIVA
Considerando o fluxo intenso de veículos e o desrespeito da grande maioria dos motoristas com os limites de velocidade, colocando em risco a integridade de crianças, alunos, trabalhadores e demais que utilizam a vida.
Considerando que se tornou local para prática de manobras perigosas, principalmente por motociclistas e que não há nenhum meio para coibir a prática de tais atos.
É com urgência e necessidade que é encaminhado o presente pleito com objetivo de atender aos anseios e necessidades das pessoas que buscam segurança no trânsito da nossa cidade, bem como evitar que novos acidentes e tragédias ocorram.

Indicação nº 36/2023

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo e Conselho de Trânsito Municipal, para que através do setor competente seja instalado um redutor de velocidade na Rua Humberto de Campos, em frente à futura academia Bem-estar e próximo a residência de Nego Baretta.
JUSTIFICATIVA
Considerando a realização de pavimentação asfáltica recente neste trecho, bem como início do bairro Ouro Verde.
Considerando coibir o excesso de velocidade, evitando acidentes e garantir segurança aos moradores.
O vereador signatário vem por meio deste solicitar que a medida seja efetivada dada a importância na salvaguarda de motoristas, passageiros, pedestres, ciclistas e motociclistas.

Indicação nº 38/2023

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
O vereador Vlademir Oro, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizado pavimentação com pedras irregulares (calçamento) no final da Avenida Marechal Deodoro que liga à Rua Antônio Lauer.
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação é de extrema importância para garantir um acesso e trafegabilidade adequados, bem como uma melhor qualidade de vida aos moradores da região que sofrem com as péssimas condições da estrada.
É importante salientar que ainda contribuirá para melhora da infraestrutura do município e também para o desenvolvimento econômico e social do local.

Moção nº 04/2023

5ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE MARÇO
O Vereador Giovani Busnello Vieira apresenta e requer o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, JORGINHO MELO, ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Assembleia Legislativa, MAURO DE NADAL e ao Excelentíssimo Senhor Presidente da Comissão de Agricultura e Política Rural da Assembleia Legislativa, ALTAIR SILVA, nos seguintes termos:
PARA QUE SEJA IMEDIATAMENTE DADO CONTINUIDADE AO PROGRAMA PROSOLO E ÁGUA SC.
A estiagem foi uma das maiores preocupações dos produtores rurais catarinenses em 2021 e 2022. A falta de chuvas deixou estragos nas lavouras de milho e elevou os custos de produção para os suinocultores, avicultores e produtores de leite.
Para minimizar os impactos, em 2021 a Secretaria de Agricultura Pesca e Desenvolvimento Rural reformulou as linhas de crédito disponíveis e contou com um aporte de R$75,9 milhões para o Programa Prosolo e Água SC, que incentiva os investimentos em captação, armazenagem e distribuição de água. Ao longo do ano de 2022, mais de 2,4 mil produtores foram atendidos com essa ação.
O objetivo desses produtores rurais é precaver e antecipar a ocorrência de contratempos, buscando minimizar os danos ocorridos em anos anteriores.
Esses investimentos de iniciativa do Estado certamente trarão maiores benefícios e menores custos inclusive aos cofres públicos, os quais serão menos onerados com a organização prévia dos produtores.
Diante das razões expostas, é com extrema urgência e necessidade que apela-se para que seja atendida a solicitação acima destacada e dê continuidade ao programa PROSOLO E ÁGUA SC o mais breve possível.

Indicação nº 37/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 37/2023
O vereador Vlademir Oro, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente seja realizado patrolamento total e cascalhamento em pontos necessários, na estrada geral, partindo da 163 até a Linha Taquá.
JUSTIFICATIVA
Considerando se tratar de uma estrada geral que leva até várias comunidades e o estado precário em que se encontra, dificultando o tráfego e acesso às propriedades;
Considerando o escoamento da produção de leite e suínos e a importância destas para o município;
Demonstrada a necessidade da tomada de providência das presentes medidas, o vereador signatário aguarda seu pronto atendimento, visando o atendimento às reivindicações de moradores e usuários desta estrada.

Indicação nº 39/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 39/2023
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, seja realizada a reforma e ampliação do Ginásio da Linha Pântano.
JUSTIFICATIVA
Considerando que as presentes medidas são reivindicadas e aguardadas há muito tempo pela comunidade.
Considerando a situação precária em que este se encontra.
Considerando que o mesmo é amplamente utilizado pela comunidade para realização de festividades e encontros, bem como prática de esportes por pessoas de todas as idades.
Demonstrada a real necessidade, conveniência e relevância da providência indicada, o vereador signatário aguarda a adoção das medidas necessárias.

Indicação nº 41/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 41/2023
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente seja realizado cascalhamento na estrada que dá acesso à propriedade de João Bido e Fernando Bido na Linha Vorá.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição justifica-se considerando o estado precário em que se encontra a estrada, dificultando o acesso às propriedades.
Necessário mencionar que o caminhão de ração, para abastecer importante chiqueiro de porco nas propriedades, não consegue subir, precisando ser puxado com trator.
Diante das inúmeras dificuldades enfrentadas e pela responsabilidade do município em assegurar condições adequadas para o trafego no interior do nosso município, pede-se e aguarda que as medidas necessárias sejam tomadas.

Requerimento nº 01/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 01/2023
O Vereador Giovani Busnello Vieira, requer, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para que através do setor Competente, informe a esta Casa Legislativa o seguinte:
1) Há uma vaga para Auxiliar de Serviços Gerais para servidor
efetivo na Creche de Itajubá?
2) Há concurso ou processo seletivo apto a chamar servidor para
ocupar essa vaga?
3) A vaga está sendo ocupada por concursado ou ACT?
4) Se sim, qual o motivo?

Moção nº 05/2023

1ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
MOÇÃO Nº 05/2023
O Vereador Mateus Bolsoni, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar e requerer, o envio de cópia da presente MOÇÃO DE APELO ao Excelentíssimo Senhor JORGINHO MELLO, Governador do Estado de Santa Catarina, ao Excelentíssimo Senhor MAURO DE NADAL, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e demais Deputados Estaduais.
CONSIDERANDO a importância que a segurança pública representa para a gestão do Estado e Municípios, a relevância dos serviços prestados pela importante instituição da Polícia Civil de Santa Catarina e seus respectivos profissionais, que atuam na proteção ao cidadão, que mora e trabalha nos municípios;
CONSIDERANDO o fato de que muitas vezes a política de segurança pública encontra problemas estruturais em todas as esferas de governo, seja Federal, Estadual ou Municipal. Se mostrando, assim, as promoções e progressões no âmbito das carreiras policiais importantes instrumentos de gestão de pessoal e desenvolvimento das carreiras públicas aos policiais civis que há anos dedicam-se no exercício de suas funções com ética, retidão e probidade;
CONSIDERANDO as disposições do Estatuto da Polícia Civil do Estado de Santa Catarina (Lei 6.843/1986), com suas alterações. Bem como, que os policiais civis AINDA NÃO RECEBERAM A PROMOÇÃO DEVIDA desde janeiro de 2023, ainda que legalmente prevista em estatuto;
CONSIDERANDO, ainda, que não se desconhece a necessidade de serem implantadas condições para adequar as regras para concessão de aposentadorias e pensão por morte dos policiais civis e a importância de garantir tratamento isonômico entre as Polícias Civil e Militar;
CONSIDERANDO que a Reforma Estadual da Previdência foi aprovada na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (ALESC), em 4 de agosto de 2021, alterando significativamente as regras de aposentadoria para os profissionais, servidores da Polícia Civil, e que o modelo atualmente criado pela Lei Complementar nº 773/ 2021 apresenta injustificadas distorções e diferenças no tratamento dado aos servidores da Polícia Civil, desconsiderando as especificidades das carreiras;
CONSIDERANDO que no âmbito da segurança pública os servidores policiais civis e militares, do Estado de Santa Catarina, sempre tiveram o mesmo tratamento em relação a reposição salarial e benefícios previdenciários, pois são submetidos, no exercício da função, a riscos de vida e condições extremas de serviço, no entanto com as reformas previdenciárias que estão em curso, estadual, cria-se uma distinção injusta entre as forças policiais, retirando garantias dos policiais civis;
CONSIDERANDO que o Sindicato dos Policiais Civis de Santa Catarina – SINPOL-SC, integrado por grandes profissionais da Segurança Pública, que conhecem a realidade e as necessidade dos policiais civis de Santa Catarina tem lutado pelo atendimento de importantes demandas da categoria, cujo atendimento e abertura de diálogo pelo Poder Público representa em verdade a melhoria para os serviços e pessoal de segurança pública no estado, revertendo-se em qualidade nos serviços prestados aos cidadãos;
CONSIDERANDO que as demandas dos servidores da Polícia Civil de Santa Catarina, fazem parte do compromisso que o Governador do Estado assumiu com a categoria dos Policiais Civis, ainda quando candidato.
Faz-se a presente MOÇÃO DE APELO, para que, depois de ouvidos os Nobres Vereadores em Plenário, solicite-se que o Excelentíssimo Senhor Jorginho Mello, Governador do Estado de Santa Catarina, e Excelentíssimo Senhor Mauro de Nadal, Presidente da Assembleia Legislativa de Santa Catarina, e demais deputados estaduais, promovam os atos e ações necessárias a fim de atender as demandas dos profissionais, servidores da Polícia Civil de Santa Catarina, a seguir indicadas:
a) sejam devidamente concedidas as promoções de carreira dos Agentes de Autoridade Policial que já implementaram o requisito temporal da regra geral (art. 33-J do Estatuto da Polícia Civil), bem como aos Agentes de Autoridade Policial que implementaram os requisitos da regra de transição (art. 54 da Lei 18281/2021), a vigorar entre os anos de 2023 a 2025, que à época da publicação da Lei nº 18.281/2021 já cumpriam os requisitos para estarem em classes mais elevadas (“com promoções atrasadas, considerado o interstício temporal), garantindo aos Agentes da Autoridade Policial uma promoção por ano, assim como, seja garantida a prorrogação da vigência da redução em 25% (vinte cinco por cento) do interstício para as promoções dos Agentes da Autoridade Policial;
b) seja criado modelo de aposentadoria que atenda às peculiaridades da carreira policial civil, a exemplo daquilo que foi conferido às outras forças policiais, garantindo a necessária dedicação exclusiva dos policiais em prol da segurança pública, bem como, prorrogação do prazo para aderir ao plano de previdência da Fundação de Previdência Complementar do Estado de Santa Catarina (SCPREV)
c) diminuição do abismo salarial entre o maior valor pago aos Agentes da Autoridade e o menor dos valores pagos aos Delegados de Polícia;
d) diminuição e/ou compactação das classes existente nas carreiras policiais civis;
e) reajuste no valor do auxílio alimentação pago aos policiais civis, que segue inalterado desde o ano de 2011;
f) implementação de política de recomposição do efetivo policial civil e a implementação de política, regulada em lei, que garanta a recomposição inflacionária anual dos subsídios dos policiais civis, conforme assegura o art. 37, inciso X, da CF/88.
g) alterações legislativas necessárias à implementação do modelo eventualmente criado por lei orgânica nacional que trate da Polícia Civil.

Indicação nº 40/2023

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 40/2023:
O vereador Vlademir Oro, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, estude a possibilidade para instalação de pontos de internet gratuitos, via wi-fi livre, nos principais pontos da cidade, como praças, hospital, posto de saúde e ginásio de esportes.
JUSTIFICATIVA
Na busca constante para elevar a qualidade de vida nos espaços
públicos, a questão da conectividade total e da transformação digital vem ganhando prioridade, sendo imprescindível uma internet de qualidade em todos os espaços.
A tecnologia de informação e comunicação, em especial a
internet, promoveu diversos efeitos e alterações nas relações sociais mais básicas. A internet se tornou um instrumento fundamental para as pessoas, por meio dos quais elas podem exercer seus direitos de liberdade, de expressão e opinião, utilizar serviços, buscar conhecimentos e lazer.
Baseado na intenção de alcançar melhores condições e qualidade de vida a presente Indicação ainda visa promover a inclusão digital dos grupos de baixa renda e de alta vulnerabilidade que também tem a necessidade de estarem conectados a essa realidade e que possam ter acesso à educação, entretenimento, informação e cultura, essencial à qualquer cidadão.
Pelo exposto, e na certeza de estar reivindicando uma real necessidade da população o vereador signatário pede e aguarda seu atendimento.

Indicação nº 42/2023

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 42/2023:
A vereadora Odete Maria Andrioni Nora, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente seja realizado patrolamento e cascalhamento na estrada geral da Linha Pântano.
JUSTIFICATIVA
Considerando a situação precária do presente trecho, o mesmo
está causando insegurança aos condutores de veículos, dificuldade de acesso às propriedades de diversas famílias, bem como dificuldade para os produtores da região escoarem suas produções.
Com o objetivo de evitar acidentes, melhorar as condições de
tráfego e garantir acesso adequado a todos da região que sofrem com as atuais condições, a vereadora signatária aguarda seu atendimento com urgência.

Indicação nº 43/2023

2ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS ABRIL DE 2023
INDICAÇÃO Nº 43/2023:
O vereador Giovani Busnello Vieira, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através
do setor competente, para que seja estudada a possibilidade de construção de uma praça com playground na área pública do Loteamento Villa Real, mais precisamente no cruzamento das ruas Felix Piaseski e Alcides Daltoé.
JUSTIFICATIVA
Considerando ser uma reivindicação dos moradores e que há no
bairro a presença de um terreno apto para construção de uma área de lazer com parque infantil;
Considerando que as praças públicas são espaços arejados,
salubres e favoráveis ao encontro, à sociabilidade, descanso e ao lazer, além de servirem de locais de entretenimento às crianças e adultos, sem contar os benefícios proporcionados à saúde dos moradores do bairro;
Considerando ainda que contribuirá com o embelezamento do
município e qualidade de vida aos moradores, o vereador signatário aguarda seu atendimento.

EXPEDIENTE 3ª SESSÃO ORDINÁRIA ABRIL 2023.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
EXPEDIENTE:
* Projeto de Lei Nº 09/2023.
* Ofício Nº 119/2023
* Projeto de Lei Nº 10/2023.
* Ofício Nº 122/2023.
* Projeto de Lei Nº 11/2023.
* Indicação Nº 44/2023.
* Requerimento de informação Nº 02/2023.

INDICAÇÃO Nº 44/2023.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
INDICAÇÃO Nº 44/2023.
O vereador Juliano Junior Kasper, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal e Conselho de Trânsito, para que através do setor competente, providencie a pintura das vias públicas, identificando a sinalização para estacionamento de veículos (carros e motos), faixa de pedestres, e também colocação de placas indicando garagem.
JUSTIFICATIVA
Considerando o grande fluxo de veículos, e as poucas vagas que se encontram, alguns não respeitam e acabam estacionando em lugares inapropriados, sendo esses em frente ao acesso de estabelecimentos e garagens, causando transtornos aos usuários.
Considerando proporcionar melhor visibilidade e segurança no trânsito, bem como evitar a ocorrência de acidentes.
O vereador signatário vem por meio deste solicitar que a medida seja efetivada dada a importância na segurança de todos.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 02/2023.

3ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO Nº 02/2023.
A Vereadora Odete Maria Andrioni Nora, que subscreve o presente Requerimento, na forma regimental, requer, após aprovado, que seja encaminhado ao Poder Executivo, para que através do setor Competente, informe a esta Casa Legislativa o seguinte:
Considerando o episódio recente de ataque à uma creche na cidade de Blumenau.
Considerando o ataque à escola no município de Saudades, próximo do nosso município, no ano de 2021.
Considerando que foram realizadas indicações solicitando que medidas de segurança fossem tomadas, especificamente nº 50/2021 e 20/2023.
1) Foram adotadas medidas de segurança para as escolas municipais? Quais?
2) Se não, qual o motivo?
3) Há previsão para adoção de medidas? Quais?

AUDIÊNCIA PÚBLICA - SEGURANÇA NAS ESCOLAS.

AUDIÊNCIA PÚBLICA - SEGURANÇA NAS ESCOLAS
O Poder Legislativo da Câmara Municipal de Vereadores de Descanso realizou na noite desta quinta-feira (13/04) audiência pública para debater a Segurança nas Escolas, esta proposta pelo Vereador Mateus Bolsoni.
Aberta pelo secretário Jhoni Zortéa e presidida pelo presidente da Câmara, vereador Giovani Busnello Vieira, a audiência contou com a participação do secretário da Educação Maicon Rosin, Vice-Prefeito Ivanei Brugnerotto, Promotor de Justiça Felipe Brüggemann, Comandante da P.M Ederson Luiz Filimbertti, Delegado da Polícia Civil Thiago Gonçalves Moreno Gomez, Vereadores Vlademir Oro, Paulo Henrique Burin, Marise Teresinha P. Giombelli, Volmir Adelar Casagrande, Odete Maria A. Nora, Fabiana Pasolini Capelesso, Mateus Bolsoni, Imprensa escrita e falada, representantes de entidades diversas, Dirigentes Escolares, além de pais, familiares e membros da população.
A Audiência Pública contou com a participação de um grande número de pessoas que estão preocupadas com a segurança escolar.
No ato foram respondidas algumas dúvidas dos vereadores, representantes e presentes na Audiência. Também apresentado algumas medidas de segurança que as escolas possuem no momento, o que será feito em carácter de urgência e que serão analisadas a ampliação de segurança em conjunto com as forças de segurança do Município.

CONVITE 4ª SESSÃO ORDINÁRIA MÊS DE ABRIL

O Presidente da Câmara de Vereadores de Descanso - SC, Sr. Giovani Busnello Vieira, comunica aos vereadores, munícipes e a quem mais possa interessar:
A 4ª Sessão Ordinária do mês de Abril de 2023 será realizada no dia 17 de Abril de 2023 (segunda-feira) às 19h00min.
Com transmissão ao vivo pelo Facebook.
Estando assim todos convidados!

EXPEDIENTE 4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
EXPEDIENTE:
*Indicação Nº 45/2023.
*Indicação Nº 46/2023.
*Indicação Nº 47/2023.
*Indicação Nº 49/2023.

INDICAÇÃO Nº 45/2023.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
INDICAÇÃO Nº 45/2023.
A vereadora Fabiana Pasolini Capelesso, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo Municipal, para que através do setor competente, estude a possibilidade de fazer construção de uma área coberta no parque infantil na E.B.M Cachoeirinha.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição visa atender a uma reivindicação dos pais, alunos e professores da comunidade.
Considerando que em dias de chuva ou em dias de muito sol, se torna inviável a utilização do mesmo, ficando às vezes um grande período sem poder ser utilizado.
A construção dessa cobertura ofereceria um espaço bem mais adequado e estruturado para oferecer maior segurança às pessoas que venham frequentar esse lugar que é de suma importância, tendo em vista que proporciona às crianças hábitos mais saudáveis e o desenvolvimento das crianças no processo de socialização.

INDICAÇÃO Nº 46/2023.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
INDICAÇÃO Nº 46/2023.
Os vereadores Giovani Busnello Vieira e Paulo Henrique Burin, que subscrevem a presente Indicação, na forma regimental, requerem o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, sejam realizados reparos necessários na Rua Nerci Grassioli, no bairro Antônio Rech, município de Descanso.
JUSTIFICATIVA
Considerando que o presente trecho foi asfaltado com asfalto frio e que atualmente este está se soltando da rua e se encontra em estado de deterioração, além da abertura de vários buracos para manutenção da tubulação de água, danificando a estrada e causando transtorno por quem ali transita.
Considerando que estão sendo asfaltadas todas as ruas do bairro Antônio Rech, vê-se a possibilidade de aproveitamento para regularizar o asfalto que está danificado neste trecho.
De forma a melhorar o tráfego e reparar as presentes irregularidades, se entende que através da colocação de uma camada de asfalto quente neste trecho o problema seria resolvido, atendendo a toda população.
Deste modo, os vereadores signatários aguardam seu pronto atendimento.

INDICAÇÃO Nº 47/2023.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
INDICAÇÃO Nº 47/2023.
O vereador Vlademir Oro, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, seja realizada a substituição da bandeira do município no trevo de Descanso.
JUSTIFICATIVA
A presente proposição justifica-se em face do estado de desgaste e deterioração em que esta se encontra, hasteada no trevo do município de Descanso.
Considerando a Lei Orgânica do nosso município, em seu artigo 4º, que caracteriza a bandeira como símbolo municipal, bem como por estar disposta em local público, solicita-se a substituição da mesma, como símbolo e manifestação de respeito.

INDICAÇÃO Nº 49/2023.

4ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE ABRIL 2023.
INDICAÇÃO Nº 49/2023.
O vereador Giovani Busnello Vieira, que subscreve a presente Indicação, na forma regimental, requer o envio de expediente ao Chefe do Poder Executivo, para que através do setor competente, seja disponibilizado uniformes para a Secretaria de Obras e Urbanismo, Transportes e Agricultura, diferenciando por cores e com faixas refletivas.
JUSTIFICATIVA
A presente Indicação tem por objetivo proporcionar aos funcionários públicos das secretarias de Obras e Urbanismo, Agricultura e de Transporte, não apenas uma roupa adequada para trabalhar, mas também à identificação dos mesmos, valorizando assim o funcionalismo público.
Além de promover a padronização dos servidores, os uniformes farão parte também dos EPIs de cada setor, o que servirá também como forma de proteção as demais partes do corpo, uma vez que utilizando um material adequado na confecção dos uniformes, como por exemplo, tecidos anti-chama, anticorrosivo, anti-estático, impermeável, tendo em vista que nos cargos mencionados existe o contato direto com substâncias e materiais que podem causar ferimentos, podendo ser evitados.
Em suma, a roupa profissional tornou-se sinônimo de praticidade, modernidade, conforto, segurança, durabilidade e no caso do Poder Público, a concessão de uniformes aos servidores atende à finalidade pública e contribui para o aprimoramento da Administração, quando organiza o padrão visual das repartições públicas; facilita a identificação do agente público e da entidade à qual está vinculado e proporciona melhores condições de trabalho aos servidores.
registrado em: