Primeiro semestre da nova 17º Lesgislatura

No primeiro semestre deste ano a Presidente da Câmara de Vereadores, Odete Maria Andrioni Nora, realizou uma gestão eficiente e transparente. Ao assumir a presidente de imediato, junto com a Mesa Diretora, tomou diversas medidas para melhorar o acesso à informação pelos cidadãos descansense, entre estas medidas está à transmissão das sessões ao vivo e posteriormente a aquisição um tripé e de um sistema de som novo, visando melhorar o som ambiente do plenário e consequentemente melhorando o áudio da transmissão das sessões, que chega até os munícipes que nos acompanham, sendo em tempo real ou com as gravações que ficam disponíveis nas redes sociais da Câmara.

Os vereadores vêm trabalhando na elaboração, apreciando e votando matérias de interesse da população e em benefício do desenvolvimento do nosso município. Uma das ações realizadas pela presidente, visando acelerar o andamento do trabalho Legislativo é a de apresentar todos os projetos de lei que chegam à Câmara na pauta da sessão do dia, atendendo todos os prazos regimentais estabelecidos no Regimento Interno.

Além disto, a mesa diretora se reúne com frequência com o objetivo de discutir sobre o andamento dos projetos e proposições. Além planejar os futuros investimentos no Legislativo.

Atendendo aos requerimentos aprovados em Plenário, foram convocados vários secretários municipais para apresentarem o trabalho da sua secretaria, prestarem esclarecimento, e tirar dúvidas quanto a projetos que tramitam na Casa.

Os projetos em tramitação na Câmara são estudados por todos os vereadores com o objetivo de beneficiar da melhor forma possível os munícipes, sempre dentro da legislação, podendo os vereadores fazerem emendas se acharem necessário.

Também foram realizadas reuniões administrativas com a contadora da Câmara, e com demais setores e funcionários, com o objetivo de planejar ações para melhorar o trabalho do Legislativo Municipal.

Com o propósito de alavancar o trabalho dos vereadores, para que desenvolvam cada vez melhor seu papel de legislar e fiscalizar, foram oportunizados cursos de capacitação, tanto aos vereadores, quanto aos funcionários, demonstrado assim, a importância do comprometimento com o dinheiro público, fazendo jus ao voto de confiança que receberem da população descansense.

Até o momento tramitaram na câmara 42 projetos de lei de autoria do Poder Executivo e 5 Projetos de Lei de autoria do Poder Legislativo. Os vereadores apresentaram ao todo 107 proposições, as quais se dividem em 67 indicações, 14 requerimentos e 26 Moções.