Município completa 64 anos de Emancipação

Nesta quarta-feira, 16 de dezembro, Descanso comemora mais um ano de Emancipação Político-Administrativa.

Conheça a história do município:

A formação do Município teve a sua origem num fato histórico nacional ocorrido antes mesmo do início da colonização.

Em fevereiro de 1.925, a revolucionária Coluna comandada por Luiz Carlos Prestes, descansou por algumas horas na área onde está localizada a cidade. Isso aconteceu durante a marcha que a Coluna Prestes fazia pelo Sul do País em direção ao Nordeste.

Por volta 1.935 começaram a chegar às primeiras famílias de colonizadores oriundas do Rio Grande do Sul. Eram poloneses vindos da cidade de Casca, das famílias Ciechanowski, Wronski, Pitroski e Graboski, sendo em conseqüência o lugar conhecido como Linha Polonesa pela origem de seus pioneiros.

Como em fevereiro de 1.925 a Coluna Prestes esteve descansando as margens do Rio Macaco Branco, nas imediações da cidade, o nome foi mudado para Descanso.

Após 15 anos de colonização, Descanso foi elevado a categoria de Distrito de Chapecó, que possuía a enorme área de 13 mil 719 km2, foi subdividido em 8 novas colunas. Com este desmembramento, o Distrito de Descanso passou a pertencer a Mondai.

O Município foi emancipado no dia 12 de setembro de 1956, e o ato de instalação aconteceu no dia 16 de dezembro do mesmo ano. Foi nomeado interinamente como Prefeito para o período de transição Eliseu Oro.

Parabéns Município de Descanso pelos 64 anos de Emancipação Político-Administrativa. A Câmara Municipal de Vereadores de Descanso parabeniza todos descansenses por fazerem parte do desenvolvimento e crescimento do nosso município.