MOÇÃO Nº 21/2023.

2ª SESSÃO ORDINÁRIA DO MÊS DE OUTUBRO DE 2023.
MOÇÃO Nº 21/2023.
Os Vereadores Marise Teresinha Previde Giombelli, Giovani Busnello Vieira, Paulo Henrique Burin e Mateus Bolsoni, vem respeitosamente, depois de cumpridas as formalidades legais e regimentais, apresentar a presente MOÇÃO DE APELO e que se aprovada for a mesma seja encaminhada ao Presidente da República, Exmo. Sr. Luiz Inácio Lula da Silva, ao Ministro da Educação, Exmo. Sr. Camilo Santana, ao Reitor eleito da UFFS, Exmo Sr. João Antonio Braida e Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, nos termos que segue:
INSTALAÇÃO DE UM CAMPUS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA FRONTEIRA SUL NA REGIÃO EXTREMO-OESTE DE SANTA CATARINA
O Movimento Pró Universidade Federal na região sempre manteve sua luta por acreditar que o desenho institucional da UFFS responde as duas principais dificuldades da região ao passo que:
1) oportuniza a inclusão e permanência dos estudantes, que até então, pelas condições socioeconômicas de suas famílias foram excluídos do ensino superior por não terem condições de pagar as mensalidades ou até mesmo arcar com os custos de estadia em outra cidade onde há o ensino superior público;
2) amplia a articulação da Universidade com a comunidade através da oferta de cursos condizentes e favoráveis às necessidades do desenvolvimento regional.
Entendemos que a presença da Universidade na região, se torna vetor de desenvolvimento integrado em todas as perspectivas, porque haverá mais oportunidades de trabalho, mais presença de jovens na região, ampliação da qualificação das pessoas, desenvolvimento econômico-social, pela disponibilização de suporte científico e tecnológico, além de capital social.
Uma Universidade com as características da UFFS, promove na região, a ampliação do repertório e das oportunidades culturais, as quais a população da região pode e almeja ter acesso;
Possibilita o fortalecimento da Educação Básica, já que oportuniza a formação de professores em todas as áreas, com cursos superiores de boa qualidade e de forma gratuita.
A universidade é hoje uma instituição de fundamental importância por trabalhar envolvendo a realidade social, cultural e a ciência, ocupando uma posição estratégica na dinâmica dos processos de formação de nível superior, de inovação tecnológica, bem como, de produção e difusão da ciência e da cultura.
Reforça-se que a partir de estudo já realizado e apresentado em Roteiro solicitado pelo Conselho Estratégico Social – CES – UFFS, a região comprova e atende a todos os critérios básicos para obtenção de um campus, sendo eles:
a) região com forte presença de agricultura familiar e camponesa;
b) região com IDH mais baixo;
c) região com maior número de alunos no Ensino Médio e número de jovens;
d) região com forte presença de organizações e Movimentos Sociais Populares e do Movimento Pró Universidade;
e) apresenta um município polo da região como local de instalação, que dispõe de infraestrutura de transporte, comunicação, educação básica, hotéis;
f) distribuição dos campi entre os estados, considerando o número de municípios e a população da Mesorregião e seu entorno.
Desde 2005 até o momento atual, a região com todo seu tecido social, envolvendo movimentos sociais, pastorais, entidades, órgãos públicos, estudantes e população em geral, sempre esteve envolvida no debate pela expansão da Universidade, participando e realizando diversos atos.
Retomando o debate, foi realizada uma audiência pública, no dia 27/06/2022, com a presença de mais de 200 pessoas da região, na Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, ficou nítida a necessidade e vontade da população e autoridades regionais pela instalação de um campus da UFFS no Extremo Oeste de SC.
A partir de junho deste ano o Movimento Pró Universidade, retoma o debate com reunião de representantes da região com Reitor eleito da UFFS João Antônio Braida e Vice Reitora Sandra Pierozani.
As muitas ações realizadas pela população da região reafirmam a necessidade de um Campus das UFFS na região do Extremo Oeste de Santa Catarina. Da mesma forma a Câmara de Vereadores por seus representantes reiteram aprovando a presente moção de apelo.