Estão abertas as inscrição para o Programa Vereador Mirim 2020

por Assessoria de Imprensa publicado 28/02/2020 16h20, última modificação 28/02/2020 17h19

 

A Câmara de Vereadores abriu as inscrições para mais uma edição do Programa Vereador Mirim, relativa ao mandato do ano de 2020. Podem participar estudantes das redes pública e particular, devidamente matriculados e efetivamente estudando do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ao 3º do Ensino Médio.

O programa será composto de um grupo com nove vagas, sendo uma vaga por escola para alunos do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e uma vaga para 1º e 3º ano do Ensino Médio, totalizando sete vagas, as duas vagas restantes serão distribuídas entre as escolas por sorteio público entre os suplentes, no dia 17 de março antes da realização da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Descanso.

Os jovens que tiverem interesse devem procurar a secretaria de sua escola e retirar a ficha de inscrição e de autorização. As fichas devem ser preenchidas pelos pais. O diretor de cada escola vai proporcionar um momento para apresentação dos candidatos.

A divulgação das eleições ocorreu nesta semana e sendo realizada pelo Presidente, Sr. Márcio Maximino Bortoloto, e membros da comissão coordenadora do Programa Vereador Mirim. A Comissão é composta pelos vereadores Denilso Francisco Vicentin, Edenilson Slaviero e Volmir Adelar Casagrande e por servidores da Câmara. Todas as escolas com alunos na faixa etária do programa serão visitadas.

O Programa Vereador Mirim 2020 foi criado através da Resolução nº 01/2020. Conforme o presidente da Câmara, Sr. Márcio Maximino Bortoloto, o programa visa estimular a participação política da juventude, propiciando aos estudantes momentos de reflexão e estudo sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática.

O roteiro de divulgação iniciou nas escolas C.E.E.F. Paulo Henrique Pissaia, Unicampo, E.E.B. Itajubá, E.E.B. Everardo Backheuser e E.B.M. Cachoeirinha.

 

A ELEIÇÃO

 

A eleição dos vereadores mirins será no dia 12 de março em cada escola, durante o turno matutino das 9h00min até 11h00min e no turno vespertino das 13h30min até 15h30min, com a apuração dos votos logo após o encerramento da votação com a presença de um membro da comissão ou outro representante da Câmara de Vereadores de Descanso. Terão direito a voto todos os estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental e todos os estudantes do Ensino Médio de cada escola.

Os vereadores mirins exercerão o mandato de 01 ano letivo, com direito a reeleição, com a participação do vereador suplente (1º suplente participa de todas as atividades) e serão intercaladas a cada mês, ou seja, cada mês será realizado em um dia da semana ( de segunda a sexta), às 8horas da manhã.

A sessão solene de diplomação, posse e eleição da mesa diretora dos vereadores mirins está marcada para o dia 24 de março, o início das sessões ordinárias será no mês de abril e seu término se dará no mês de novembro do mesmo ano da eleição. Eles se reúnem uma vez por mês, em sessão no plenário da Câmara de Vereadores. Os membros da Câmara Mirim podem apresentar projetos de lei, indicações, propor homenagens.

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.