DIVULGAÇÃO DO PROGRAMA VEREADOR MIRIM NAS ESCOLAS

Após a aprovação da Resolução nº 01/2019 que “Institui o Programa Vereador Mirim”, na 4ª Sessão Ordinária de 2019, o Presidente Marcos Baldo, o Vereador Mário Pissaia e o Vereador Volmir Casagrande estiveram nas escolas, nos dias 26, 27 e 28 de fevereiro trabalhando na divulgação do Programa. O Programa será constituído por estudantes matriculados e efetivamente estudando do 5º a 9º ano do Ensino Fundamental e 1º e 3º ano do Ensino Médio das escolas públicas e particulares do Município de Descanso. O Programa Vereador Mirim será composto por 09 vagas, sendo 01 representante de cada escola do 5° ao 9° ano do Ensino Fundamental e 01 representante do 1° ao 3° ano do Ensino Médio. Participam do Programa a E.E.B. Everardo Backheuser, Unicampo, C.E.E.F. Paulo Henrique Pissaia, E.E.B. Itajubá e E.B.M. Cachoeirinha, somando no total 07 vagas. As 02 vagas restante será definida por meio de sorteio entre os suplentes dos eleitos.

O Programa Vereador Mirim foi criado com o objetivo de estimular a participação política dos estudantes, propiciando momentos de reflexão e estudo sobre o papel do Poder Legislativo Municipal e a importância da política numa sociedade democrática; despertar nos educandos das escolas públicas e particulares do ensino de Descanso, que estejam cursando Ensino Fundamental dos anos finais e/ou Ensino Médio, o senso crítico e entendimento sobre os direitos de cidadania e a responsabilidade para com os valores sociais, éticos e culturais da comunidade; buscar a integração desses jovens com o Poder Legislativo, mostrando-lhes o papel que desempenham os vereadores como representantes do povo; orientar os estudantes sobre as funções atribuídas aos Poderes Públicos, em especial, ao Poder Legislativo; mostrar aos jovens a possibilidade real de contribuírem como lideranças na solução dos problemas da comunidade; ouvir e relatar os anseios da comunidade, relativo a temas de relevância social, tais como: educação, saúde, assistência social, cultura, esporte, lazer, meio ambiente e outras de interesse do Município; possibilitar atividades de discussão e reflexão sobre os problemas da juventude de Descanso; oportunizar palestras, pedágios, campanhas, nas quais os alunos apresentem sugestões para sensibilizar a população, sobre questões de interesse coletivo.

Os próximos passos até a eleição dos candidatos são de 01/03 a 08/03 as inscrições nas Escolas, 11/03 entrega das fichas de inscrição na Câmara de Vereadores pelas Escolas, 12/03 Homologação das Inscrições e no dia 15/03 Eleição em cada Escola.