CAPACITAÇÃO DOS VEREADORES MIRINS

Os Vereadores Mirins, titulares e suplentes eleitos para o mandato de 2019 da Câmara Municipal de Vereadores de Descanso passaram por capacitação na manhã desta segunda-feira (08/04). Os parlamentares conheceram a sede do Legislativo, os novos colegas e os direitos e deveres que serão exercidos ao longo do mandato.

Os trabalhos de formação foram conduzidos pela professora Marinês Zembruski Brun, abordando o tema: Oratória - a arte em falar em público. A professora Marinês possui Graduação em Língua Portuguesa e Literatura com habilitação em Língua Alemã, Pós-Graduação em Metodologia do Ensino de Línguas, Mestrado em Educação. Trabalha atualmente na Escola de Educação Básica Everardo Backheuser.

A segunda parte da formação foi ministrada pelo Assessor Jurídico, Erasmo Carlos Gabiatti, e pela Secretária Executiva, Neusa Machado da Silva, explanando sobre o Regimento Interno dos Vereadores Mirins, bem como a estrutura organizacional do Poder Legislativo e seu funcionamento administrativo, o processo e técnicas legislativas, além de enfatizar as atividades e atribuições dos Vereadores Mirins e realizando uma pequena demonstração de uma Sessão Ordinária.

A próxima atividade dos Vereadores Mirins é participar de uma Sessão Ordinária, que será no próximo dia 16/04, às 19h00min, com diplomação dos Vereadores Mirins e Suplentes.

Os novos representantes Mirins tomam posse em Sessão Solene que acontecerá no dia 30 de abril, às 09h00min, com Eleição da Mesa Diretora Mirim, no Salão Nobre Prefeito Ângelo Bedin. Os vereadores participam da primeira Sessão Ordinária no dia 08 de maio, às 08h30min, e poderão apresentar propostas e defender as suas ideias por intermédio de proposições.

Durante o curso houve a participação do Vereador Presidente Marcos Baldo, Vereador Volmir Adelar Casagrande, Professores, Pais/representantes dos alunos e Servidores da Câmara.

O Presidente da Câmara, Marcos Baldo, enalteceu o conteúdo ministrado durante o curso, haja vista a dedicação dos palestrantes e dos alunos, o que certamente acarretará uma excelente preparação aos Vereadores Mirins, ressaltando o objetivo do programa que é envolver a Câmara de Vereadores e a Comunidade Escolar, onde os Vereadores Mirins poderão discutir importantes temas para a cidade, assim como identificar situações e possíveis soluções de problemas existentes no Município de Descanso.