7ª Sessão Ordinária da Câmara Mirim e Encerramento do Programa Vereador Mirim 2019

por Assessoria de Imprensa publicado 13/11/2019 16h04, última modificação 13/11/2019 16h04

Na manhã desta quarta-feira transcorreu a 7ª Sessão Ordinária e Encerramento da Câmara Mirim de 2019. Tendo em pauta 09 indicações, 01 requerimento e 01 moção. Sendo elas:

Indicação nº 36/2019, de Amanda Battistel, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, providencie uma operação tapa buracos nas pavimentações asfálticas das comunidades do município de Descanso.

Indicação nº 37/2019, de Amanda Battistel, solicitando ao Superintendente do DEINFRA de São Miguel do Oeste, para que através do setor competente, providencie a pintura de faixas de pedestres em ponto estratégicos da comunidade de Lª São Valentim, município de Descanso.

Indicação nº 38/2019, de Amanda Battistel, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, providencie o plantio de diversas espécies e cores de flores na Praça Padre Francisco Massure.

Indicação nº 39/2019, de Amanda Battistel, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser feita a mudança e/ou a construção de uma nova área coberta na rua Thomas Koproski.

Indicação nº 40/2019, de Amanda Battistel, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser construída uma ciclovia no centro da cidade até o trevo de acesso ao município de Descanso.

Indicação nº 41/2019, de Yúri Sturmer, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser construída uma nova ponte na Lª Famoso.

Indicação nº 42/2019, de Douglas Rodrigues, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser feito a colocação de comedouros e bebedouros para os animais de ruas da cidade de Descanso.

Indicação nº 43/2019, de Keila Regina Mayer, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser feita a construção e/ou colocação de pontos de ônibus no Distrito de Itajubá.

Indicação nº 44/2019, de Keila Regina Mayer e Carla Salete Minozzo, solicitando ao Executivo, para que através do setor competente, estude as possibilidades e a viabilidade de ser criado o dia das Pessoas com Deficiência-PCD em nosso município.

O Requerimento de Informação nº 02/2019, de Yúri Sturmer, solicitando ao Excelentíssimo Prefeito Municipal, a fim de que informe a esta Casa Legislativa o seguinte:

Quais as medidas ou procedimentos foram e/ou estão sendo tomado em relação à solicitação de construção de uma brinquedoteca ou sala de recreação dentro da Fundação Médica dos Trabalhadores Rurais de Descanso? Sugerida por este vereador mirim signatário, por meio da indicação nº 01/2019.

JUSTIFICATIVA

Considerando que diariamente várias crianças encontram-se internadas ou mesmo aguardando o atendimento para consultas para tratamentos de saúde, passando horas ou até dias dentro do hospital.

Portanto surge como proposta a criação de uma brinquedoteca, pois será um local para descontrair, ler, pintar e brincar e com certeza contribuirá na recuperação, sendo mais rápida e havendo maior entusiasmo de quem esta passando por um período de dor e sofrimento.

Moção de Aplauso nº 02/2019, de Érica Cappellaro e Tamires Nora, parabenizando a todos os organizadores do Programa Vereador Mirim 2019.

O “Programa Vereador Mirim”, visa envolver a Câmara de Vereadores e a comunidade escolar, foi instituído em 22 de fevereiro de 2019, através da Resolução 01/2019, aprovada por unanimidade de votos pelo Plenário desta Casa Legislativa.

Ao longo do ano os vereadores mirins tiverem a oportunidade de conhecer o funcionamento da Casa Legislativa e os trabalhos desenvolvidos pelos parlamentares, defenderam suas posições, fizeram discursos, pedidos em prol da comunidade, e efetivamente, votaram suas preposições com todas as normas e regras de uma sessão ordinária. 

Ao todo, os vereadores mirins participaram de 07 (sete) sessões ordinárias, apresentaram e aprovaram 44 indicações, 02 requerimentos e 02 moções, além de debater problemas de interesse da comunidade.

Entre as indicações foram feitos pedidos de melhoria de estradas, pedido de calçamento e iluminação pública no centro da cidade de Distrito de Itajubá, trocas de lâmpadas, construção de brinquedoteca no hospital, poda em árvores, sinalização de ruas, construção de cisterna para captação de água na Escola Paulo Henrique, construção de ciclovia, pedido de acessibilidade em pontos estratégicos do município, construção de parque infantil, assim inúmeros outros pedido onde cabe destacar a indicação feita pelos vereadores mirins,   para criação do cargo de psicopedagogo, que virou projeto e foi aprovado pela Plenário da Câmara e tornou-se uma lei municipal, hoje em processo de concurso público.

A solenidade contou com a presença do Presidente em exercício da Câmara, Volmir Adelar Casagrande, vereadores, Denilso Vicentin, Edenilson Slaviero, Jhoni Zortéa, Juliano Kasper, Márcio Bortoloto, Marcos Baldo, Mário Pissaia e Vlademir Oro, vereadores mirins e suplentes, representante do Poder Executivo, representante da Sec. de Educação, diretores e/ou representantes das escolas envolvidas no Programa Vereador Mirim 2019, pais e/ou responsáveis dos vereadores mirins.

 

 

 

Adicionar Comentário

Você pode adicionar um comentário preenchendo o formulário a seguir. Campo de texto simples. Endereços web e e-mail são transformados em links clicáveis.